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https://bdm.unb.br/handle/10483/3971
Título: | Identificação das estratégias de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pelos núcleos de apoio à saúde da família no Distrito Federal como forma de promoção da saúde |
Autor(es): | Ramos, Natascha Façanha Silva |
Orientador(es): | Torres, Andréia Araújo Lima |
Assunto: | Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) Promoção da saúde Nutricionistas Educação alimentar e nutricional |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 16-Out-2012 |
Referência: | RAMOS, Natascha Façanha Silva. Identificação das estratégias de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pelos núcleos de apoio à saúde da família no Distrito Federal como forma de promoção da saúde. 2009. 23 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Desde a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) em 2008, o profissional nutricionista passou a contar com mais um espaço de atuação para promover a saúde da população junto à atenção básica. Neste campo, a melhor estratégia para se atingir resultados efetivos e sustentáveis na área de práticas alimentares saudáveis é através do pressuposto da educação alimentar e nutricional. Através de questionário estruturado enviado e respondido por endereço eletrônico, 6 nutricionistas que compõem os NASFS do Distrito Federal foram pesquisadas sobre as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas, durante o período de novembro a dezembro de 2009. Os resultados deste estudo indicam que as nutricionistas estão cientes de sua função educadora dentro da Estratégia de Saúde da Família, porém não conseguem exercê-la de maneira dialógica, conscientizadora e emancipadora. Muitos são os obstáculos, entre os quais: falta de parcerias, dificuldade para trabalho em equipe multiprofissional, estrutura física inadequada, desvio de função e falta de gestão direta. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.3971 |
Aparece na Coleção: | Educação e Promoção da Saúde
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