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Título: O papel das diretoras nos filmes de super-heroínas
Autor(es): Elias, Yasmin Luana Soares
Orientador(es): Amaral, Luiza Spínola
Assunto: Cinema - produção e direção
Direção de arte no cinema
Mulheres - representações
Mulheres na arte
Mulheres no cinema
Heroína
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 27-Ago-2024
Referência: ELIAS, Vitória Pinheiro Arruda. O papel das diretoras nos filmes de super-heroínas. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise fílmica sobre a intervenção feminina nos filmes de super-heroínas, tendo como objeto de análise cinco filmes BlockBusters dirigido por mulheres, sendo eles “Aves de Rapina - Arlequina e sua emancipação fantabulosa” (Catch Yan, EUA, 2020), “Mulher Maravilha 1984” (Patty Jenkins, EUA, 2020), “Mulan” (Niki Caro, EUA, 2020), “Eternos” (Chloé Zhao, EUA, 2021) e “Viúva Negra” (Cate Shortland, EUA, 2021). Nesse sentido, propõe uma reflexão sobre o comportamento e o figurino das principais personagens, tendo em vista o aumento exponencial de mulheres no público e, também, nas equipes de produção cinematográfica. Desta forma, por meio do estudo da Teoria da Representação do autor Stuart Hall (2003), analisaremos a construção da representação feminina na sociedade. Os resultados mostram que quase metade dos consumidores são mulheres e que, nos filmes dirigidos por homens, as mulheres geralmente são tratadas como coadjuvantes e alívio sexy da obra.
Abstract: The present work presents a filmic analysis on female intervention in superheroine films, having as object of analysis five BlockBusters films directed by women, namely “Birds of Prey - Harley Quinn and her fantabulous emancipation” (Catch Yan, USA, 2020 ), “Wonder Woman 1984” (Patty Jenkins, USA, 2020), “Mulan” (Niki Caro, USA, 2020), “Eternals” (Chloé Zhao, USA, 2021) and “Black Widow” (Cate Shortland, USA, 2021). In this sense, it proposes a reflection on the behavior and costumes of the main characters, in view of the exponential increase of women in the public and, also, in film production teams. Thus, through the study of the Theory of Representation by author Stuart Hall (2003), we will analyze the construction of female representation in society. The results show that almost half of consumers are women and that, in films directed by men, women are generally treated as supporting actors and sexy relief of the work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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