Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amaral, Luiza Spínola | - |
dc.contributor.author | Elias, Yasmin Luana Soares | - |
dc.identifier.citation | ELIAS, Vitória Pinheiro Arruda. O papel das diretoras nos filmes de super-heroínas. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma análise fílmica sobre a intervenção feminina nos
filmes de super-heroínas, tendo como objeto de análise cinco filmes BlockBusters dirigido
por mulheres, sendo eles “Aves de Rapina - Arlequina e sua emancipação fantabulosa”
(Catch Yan, EUA, 2020), “Mulher Maravilha 1984” (Patty Jenkins, EUA, 2020), “Mulan”
(Niki Caro, EUA, 2020), “Eternos” (Chloé Zhao, EUA, 2021) e “Viúva Negra” (Cate
Shortland, EUA, 2021). Nesse sentido, propõe uma reflexão sobre o comportamento e o
figurino das principais personagens, tendo em vista o aumento exponencial de mulheres no
público e, também, nas equipes de produção cinematográfica. Desta forma, por meio do
estudo da Teoria da Representação do autor Stuart Hall (2003), analisaremos a construção da
representação feminina na sociedade. Os resultados mostram que quase metade dos
consumidores são mulheres e que, nos filmes dirigidos por homens, as mulheres geralmente
são tratadas como coadjuvantes e alívio sexy da obra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - produção e direção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção de arte no cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heroína | pt_BR |
dc.title | O papel das diretoras nos filmes de super-heroínas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T17:37:07Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27T17:37:07Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39705 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work presents a filmic analysis on female intervention in superheroine
films, having as object of analysis five BlockBusters films directed by women, namely “Birds
of Prey - Harley Quinn and her fantabulous emancipation” (Catch Yan, USA, 2020 ),
“Wonder Woman 1984” (Patty Jenkins, USA, 2020), “Mulan” (Niki Caro, USA, 2020),
“Eternals” (Chloé Zhao, USA, 2021) and “Black Widow” (Cate Shortland, USA, 2021). In
this sense, it proposes a reflection on the behavior and costumes of the main characters, in
view of the exponential increase of women in the public and, also, in film production teams.
Thus, through the study of the Theory of Representation by author Stuart Hall (2003), we will
analyze the construction of female representation in society. The results show that almost half
of consumers are women and that, in films directed by men, women are generally treated as
supporting actors and sexy relief of the work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|