Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_YasminLuanaSoaresElias_tcc.pdf12,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAmaral, Luiza Spínola-
dc.contributor.authorElias, Yasmin Luana Soares-
dc.identifier.citationELIAS, Vitória Pinheiro Arruda. O papel das diretoras nos filmes de super-heroínas. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise fílmica sobre a intervenção feminina nos filmes de super-heroínas, tendo como objeto de análise cinco filmes BlockBusters dirigido por mulheres, sendo eles “Aves de Rapina - Arlequina e sua emancipação fantabulosa” (Catch Yan, EUA, 2020), “Mulher Maravilha 1984” (Patty Jenkins, EUA, 2020), “Mulan” (Niki Caro, EUA, 2020), “Eternos” (Chloé Zhao, EUA, 2021) e “Viúva Negra” (Cate Shortland, EUA, 2021). Nesse sentido, propõe uma reflexão sobre o comportamento e o figurino das principais personagens, tendo em vista o aumento exponencial de mulheres no público e, também, nas equipes de produção cinematográfica. Desta forma, por meio do estudo da Teoria da Representação do autor Stuart Hall (2003), analisaremos a construção da representação feminina na sociedade. Os resultados mostram que quase metade dos consumidores são mulheres e que, nos filmes dirigidos por homens, as mulheres geralmente são tratadas como coadjuvantes e alívio sexy da obra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema - produção e direçãopt_BR
dc.subject.keywordDireção de arte no cinemapt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres na artept_BR
dc.subject.keywordMulheres no cinemapt_BR
dc.subject.keywordHeroínapt_BR
dc.titleO papel das diretoras nos filmes de super-heroínaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T17:37:07Z-
dc.date.available2024-08-27T17:37:07Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39705-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work presents a filmic analysis on female intervention in superheroine films, having as object of analysis five BlockBusters films directed by women, namely “Birds of Prey - Harley Quinn and her fantabulous emancipation” (Catch Yan, USA, 2020 ), “Wonder Woman 1984” (Patty Jenkins, USA, 2020), “Mulan” (Niki Caro, USA, 2020), “Eternals” (Chloé Zhao, USA, 2021) and “Black Widow” (Cate Shortland, USA, 2021). In this sense, it proposes a reflection on the behavior and costumes of the main characters, in view of the exponential increase of women in the public and, also, in film production teams. Thus, through the study of the Theory of Representation by author Stuart Hall (2003), we will analyze the construction of female representation in society. The results show that almost half of consumers are women and that, in films directed by men, women are generally treated as supporting actors and sexy relief of the work.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.