Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VitoriaPinheiroArrudaLinhares_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da experiência do usuário de estádios de futebol : uma pesquisa de opinião com os torcedores do Clube Atlético Mineiro na Arena MRV
Autor(es): Linhares, Vitória Pinheiro Arruda
Orientador(es): Silva, Sivaldo Pereira da
Assunto: Futebol - cultura
Futebol - torcedores
Clubes de futebol
Comportamento do consumidor
Estádios esportivos
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 27-Ago-2024
Referência: LINHARES, Vitória Pinheiro Arruda. Avaliação da experiência do usuário de estádios de futebol: uma pesquisa de opinião com os torcedores do Clube Atlético Mineiro na Arena MRV. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A paixão do povo brasileiro pelo futebol é uma parte essencial de sua cultura, com a maioria da população demonstrando interesse pelo esporte. O futebol também desfruta de um grande impacto econômico, movimentando bilhões de reais na economia do país e gerando receitas para os clubes através de direito de transmissão, venda de jogadores, patrocínios, vendas de ingressos, produtos e serviços relacionados. No entanto, apesar do entusiasmo geral, uma pequena parcela dos fãs de futebol frequenta estádios. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar e avaliar a experiência do usuário nos estádios de futebol, com foco na Arena MRV, casa do Clube Atlético Mineiro. A pesquisa revelou especificidades sobre predominância de uma faixa de renda mais elevada, diversidade etária, distintos níveis de familiaridade com a Arena MRV e avaliações predominantemente positivas em relação à segurança, infraestrutura e ao Super App do Galo. Desafios identificados incluem a percepção de preços elevados dos ingressos, sugestões para aprimoramentos na entrada utilizando tecnologia QR code e melhorias no processo de compra de alimentos e bebidas. Esses achados fornecem uma visão abrangente da experiência do torcedor na Arena MRV, oferecendo subsídios relevantes para estratégias de aprimoramento e atração de um público mais amplo aos jogos.
Abstract: The passion of the Brazilian people for football is an essential part of their culture, with the majority of the population showing interest in the sport. Football also has a significant economic impact, moving billions of Brazilian Reais within the country's economy and generating revenue for clubs through broadcasting rights, player transfers, sponsorships, ticket sales, and related products and services. However, despite the overall enthusiasm, only a small percentage of football fans attend stadiums. Thus, the research aimed to investigate and evaluate the user experience in football stadiums, with a focus on the Arena MRV, the home of Clube Atlético Mineiro. The study revealed specificities regarding the predominance of a higher-income bracket, age diversity, varying levels of familiarity with the Arena MRV, and predominantly positive evaluations concerning security, infrastructure, and the Super App do Galo. Identified challenges include the perception of high ticket prices, suggestions for enhancements in entry processes using QR code technology, and improvements in the food and beverage purchasing process. These findings provide a comprehensive view of the fan experience at the Arena MRV, offering relevant insights for strategies to enhance and attract a broader audience to the games.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.