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Título: Comunicação na implementação do novo ensino médio no DF
Autor(es): Gardin, Thiago Noronha
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Novo Ensino Médio
Distrito Federal (DF)
Comunicação - políticas públicas
Comunicação e educação
Reforma do ensino
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 26-Ago-2024
Referência: GARDIN, Thiago Noronha. Comunicação na implementação do Novo Ensino Médio no DF. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação dos processos de comunicação na implementação do Novo Ensino Médio no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal a partir da perspectiva da comunicação organizacional. Diante desse contexto, o busca-se analisar os processos de comunicação na implementação do Novo Ensino Médio no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sob a perspectiva da comunicação organizacional. A pesquisa busca compreender o papel da comunicação na assimilação da política pública, considerando a dimensão interna da comunicação pública (CURVELLO, 2008), a comunicação na implementação de reformas educacionais (VIENNENT & BEATRIZ ,2017) e a abordagem multinível da burocracia (CAVALCANTE, LOTTA, 2015), e observando seu papel frente às ambiguidades e conflitos (MATLAND, 1995). O estudo indicou alta ambiguidade e conflito no agendamento da reforma, porém, na fase inicial da implementação, as ambiguidades abriram uma comunicação participativa que reduziu o grau de conflito e, na fase de universalização da política, uma comunicação mais diretiva reduziu as ambiguidades ampliando tensões.
Abstract: The present study aims to present an evaluation of the communication processes in the implementation of the New High School in the scope of the State Department of Education of the Federal District, from the perspective of organizational communication. In this context, the study seeks to analyze the communication processes in the implementation of the New High School within the State Department of Education of the Federal District, under the perspective of organizational communication. The research aims to understand the role of communication in the assimilation of public policy, considering the internal dimension of public communication (CURVELLO, 2008), communication in the implementation of educational reforms (VIENNENT & BEATRIZ, 2017), and the multi-level approach of bureaucracy (CAVALCANTE, LOTTA, 2015), while observing its role in the face of ambiguities and conflicts (MATLAND, 1995). The study indicated high ambiguity and conflict in the scheduling of the reform, but during the initial phase of implementation, the ambiguities allowed for participative communication, which reduced the degree of conflict. In the phase of policy universalization, a more directive communication reduced ambiguities while increasing tensions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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