Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Curvello, João José Azevedo | - |
dc.contributor.author | Gardin, Thiago Noronha | - |
dc.identifier.citation | GARDIN, Thiago Noronha. Comunicação na implementação do Novo Ensino Médio no DF. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação dos processos de comunicação na
implementação do Novo Ensino Médio no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal a partir da perspectiva da comunicação organizacional. Diante desse contexto,
o busca-se analisar os processos de comunicação na implementação do Novo Ensino Médio no
âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sob a perspectiva da
comunicação organizacional. A pesquisa busca compreender o papel da comunicação na
assimilação da política pública, considerando a dimensão interna da comunicação pública
(CURVELLO, 2008), a comunicação na implementação de reformas educacionais
(VIENNENT & BEATRIZ ,2017) e a abordagem multinível da burocracia (CAVALCANTE,
LOTTA, 2015), e observando seu papel frente às ambiguidades e conflitos (MATLAND, 1995).
O estudo indicou alta ambiguidade e conflito no agendamento da reforma, porém, na fase inicial
da implementação, as ambiguidades abriram uma comunicação participativa que reduziu o grau
de conflito e, na fase de universalização da política, uma comunicação mais diretiva reduziu as
ambiguidades ampliando tensões. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação - políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | Comunicação na implementação do novo ensino médio no DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:15:28Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T17:15:28Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39691 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to present an evaluation of the communication processes in the
implementation of the New High School in the scope of the State Department of Education of
the Federal District, from the perspective of organizational communication. In this context, the
study seeks to analyze the communication processes in the implementation of the New High
School within the State Department of Education of the Federal District, under the perspective
of organizational communication. The research aims to understand the role of communication
in the assimilation of public policy, considering the internal dimension of public
communication (CURVELLO, 2008), communication in the implementation of educational
reforms (VIENNENT & BEATRIZ, 2017), and the multi-level approach of bureaucracy
(CAVALCANTE, LOTTA, 2015), while observing its role in the face of ambiguities and
conflicts (MATLAND, 1995). The study indicated high ambiguity and conflict in the
scheduling of the reform, but during the initial phase of implementation, the ambiguities
allowed for participative communication, which reduced the degree of conflict. In the phase of
policy universalization, a more directive communication reduced ambiguities while increasing
tensions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|