Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SarahMaximoDosSantosLira_tcc.pdf47,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lula e Bolsonaro : uma análise retórica dos dois principais líderes na eleição de 2022
Autor(es): Lira, Sarah Maximo dos Santos
Orientador(es): Polydoro, Felipe da Silva
Assunto: Brasil. Presidência da República
Eleições
Retórica
Políticos - atitude (Psicologia)
Campanha eleitoral
Candidato político
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 26-Ago-2024
Referência: LIRA, Sarah Maximo dos Santos. Lula e Bolsonaro: uma análise retórica dos dois principais líderes na eleição de 2022. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A retórica é uma forte aliada de grandes líderes políticos, por essa razão este trabalho se propõe a analisar os principais conceitos retóricos utilizados por Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro – os dois políticos mais influentes da atualidade no Brasil – durante a campanha eleitoral de 2022. Dessa forma, são analisados discursos de ambos, em situações equivalentes, a fim relacioná-los com noções clássicas e modernas da retórica. Sob essa ótica, os dois líderes podem ser considerados exitosos, em alguma medida, na prática persuasiva, a observar pelo cenário de polarização reforçado em boa parte pelo uso dessas concepções da retórica.
Abstract: Rhetoric is a powerful tool for great political leaders, and this work aims to analyze the main rhetorical concepts utilized by Luiz Inácio Lula da Silva and Jair Messias Bolsonaro – the two most influential politicians in Brazil today – during the 2022 electoral campaign. The speeches of both leaders are compared in equivalent situations with classical and modern notions of rhetoric to examine their effectiveness in persuasion. This analysis reveals that both leaders can be considered successful, to some extent, in their use of rhetoric, as demonstrated by the heightened polarization observed during the campaign, largely due to the deployment of these rhetorical concepts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.