Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SarahMaximoDosSantosLira_tcc.pdf47,81 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPolydoro, Felipe da Silva-
dc.contributor.authorLira, Sarah Maximo dos Santos-
dc.identifier.citationLIRA, Sarah Maximo dos Santos. Lula e Bolsonaro: uma análise retórica dos dois principais líderes na eleição de 2022. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA retórica é uma forte aliada de grandes líderes políticos, por essa razão este trabalho se propõe a analisar os principais conceitos retóricos utilizados por Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro – os dois políticos mais influentes da atualidade no Brasil – durante a campanha eleitoral de 2022. Dessa forma, são analisados discursos de ambos, em situações equivalentes, a fim relacioná-los com noções clássicas e modernas da retórica. Sob essa ótica, os dois líderes podem ser considerados exitosos, em alguma medida, na prática persuasiva, a observar pelo cenário de polarização reforçado em boa parte pelo uso dessas concepções da retórica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Presidência da Repúblicapt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordRetóricapt_BR
dc.subject.keywordPolíticos - atitude (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordCandidato políticopt_BR
dc.titleLula e Bolsonaro : uma análise retórica dos dois principais líderes na eleição de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T16:33:10Z-
dc.date.available2024-08-26T16:33:10Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39689-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Rhetoric is a powerful tool for great political leaders, and this work aims to analyze the main rhetorical concepts utilized by Luiz Inácio Lula da Silva and Jair Messias Bolsonaro – the two most influential politicians in Brazil today – during the 2022 electoral campaign. The speeches of both leaders are compared in equivalent situations with classical and modern notions of rhetoric to examine their effectiveness in persuasion. This analysis reveals that both leaders can be considered successful, to some extent, in their use of rhetoric, as demonstrated by the heightened polarization observed during the campaign, largely due to the deployment of these rhetorical concepts.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.