Título: | E o Oscar vai para — a perpetuação do soft power estadunidense no cinema brasileiro |
Autor(es): | Silva, Sandilla Micaela Neves |
Orientador(es): | Belisário, Kátia Maria |
Assunto: | Cinema - enredos, temas etc. Cinema - Estados Unidos Cinema - análise Cinema brasileiro |
Data de apresentação: | 21-Jul-2023 |
Data de publicação: | 26-Ago-2024 |
Referência: | SILVA, Sandilla Micaela Neves. E o Oscar vai para — a perpetuação do soft power estadunidense no cinema brasileiro. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O soft power — ou poder brando — é um termo utilizado para definir a influência internacional
dos países considerando sua cultura, seus valores políticos e/ou sua política externa. O objetivo
do trabalho é entender como a cultura ou, mais especificamente, como a cerimônia do Oscar,
pode servir como uma ferramenta de soft power no Brasil bem como seus efeitos na
comunicação do país. A pergunta de pesquisa é: Como os processos comunicacionais,
especificamente as notícias deste evento, ajudam no estabelecimento e perpetuação da
imperialismo cultural estadunidense no Brasil? Propõe-se, então, apresentar conceitos e analisar
cenários de influência, de modo que se possa perceber quais são os fenômenos sociais e
comunicacionais que permitem esses acontecimentos, e os que nascem como consequência dos
mesmos. |
Abstract: | Soft power is a term used to define the international influence of countries considering their
culture, their political values and/or their foreign policy. This research aims to understand how
culture, or more specifically, how the Oscar ceremonies, can serve as a soft power tool in Brazil,
as well as its effects on the country’s communication. The question that guided this research is:
How does the communication processes, specifically the news of this event, help in the
establishment and perpetuation of American cultural imperialism in Brazil? It is also proposed
to present concepts and analyse scenarios of influence, so that one can perceive whatare the
social and communicational phenomena that allow these events, and those that rise because of
them. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.