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Título: Pobreza menstrual no ambiente escolar : reflexões a partir de uma feira de ciências
Autor(es): Ferreira, Vanessa da Costa Mendes
Orientador(es): Arrais, Antônia Adriana Mota
Assunto: Pobreza menstrual
Feira de ciências
Ambiente escolar
Mulheres - condições sociais
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 23-Ago-2024
Referência: FERREIRA, Vanessa da Costa Mendes. Pobreza menstrual no ambiente escolar: reflexões a partir de uma feira de ciências. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: O período menstrual, ou seja, a menstruação é naturalmente biológica, mas para muitas pessoas que menstruam é sinônimo de obstáculos significativos, principalmente, no ambiente escolar. A ocorrência conhecida como pobreza menstrual é caracterizada pela ausência de itens básicos de higiene adequados para utilizar e passar por essa fase de forma digna. Desta forma, foi desenvolvido um projeto sobre esta temática que culminou na sua divulgação no Circuito de Ciências das Escolas Públicas, uma Feira de Ciências. A pesquisa consistiu em investigar as contribuições e as reflexões que surgiram nos estudantes que participaram do evento para a elaboração de ações que estavam diretamente ligadas à temática da pobreza menstrual. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas que foram submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram reflexões que mediaram a tomada de atitudes, por meio de ações para tentar mudar a realidade, principalmente, no ambiente escolar. Pode-se constatar que as Feiras de Ciências desempenham uma função determinante no desenvolvimento científico e educacional dos estudantes, uma vez que favorecem o interesse pela ciência, o aprendizado de práticas e, principalmente, a conexão com o mundo real, no que se diz a respeito aos problemas cotidianos, como é o caso da pobreza menstrual.
Abstract: The menstrual period, that is, menstruation is naturally biological, but for many people who menstruate it is synonymous with significant obstacles, especially in the school environment. The occurrence known as menstrual poverty is characterized by the absence of adequate basic hygiene items to use and go through this phase in a dignified way. In this way, a project was developed on this topic that culminated in its dissemination at the Public Schools Science Circuit, a Science Fair. The research consisted of investigating the contributions and reflections that emerged from the students who participated in the event to develop actions that were directly linked to the theme of menstrual poverty. The data collection instruments consisted of semi-structured interviews that were subjected to Discursive Textual Analysis. The results indicated reflections that mediated the taking of attitudes, through actions to try to change reality, mainly in the school environment. It can be seen that Science Fairs play a determining role in the scientific and educational development of students, as they encourage interest in science, learning practices and, mainly, connection with the real world, in terms of respect for everyday problems, such as menstrual poverty.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
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