Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VanessaCostaMendesFerreira_tcc.pdf278,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorArrais, Antônia Adriana Mota-
dc.contributor.authorFerreira, Vanessa da Costa Mendes-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vanessa da Costa Mendes. Pobreza menstrual no ambiente escolar: reflexões a partir de uma feira de ciências. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO período menstrual, ou seja, a menstruação é naturalmente biológica, mas para muitas pessoas que menstruam é sinônimo de obstáculos significativos, principalmente, no ambiente escolar. A ocorrência conhecida como pobreza menstrual é caracterizada pela ausência de itens básicos de higiene adequados para utilizar e passar por essa fase de forma digna. Desta forma, foi desenvolvido um projeto sobre esta temática que culminou na sua divulgação no Circuito de Ciências das Escolas Públicas, uma Feira de Ciências. A pesquisa consistiu em investigar as contribuições e as reflexões que surgiram nos estudantes que participaram do evento para a elaboração de ações que estavam diretamente ligadas à temática da pobreza menstrual. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas que foram submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram reflexões que mediaram a tomada de atitudes, por meio de ações para tentar mudar a realidade, principalmente, no ambiente escolar. Pode-se constatar que as Feiras de Ciências desempenham uma função determinante no desenvolvimento científico e educacional dos estudantes, uma vez que favorecem o interesse pela ciência, o aprendizado de práticas e, principalmente, a conexão com o mundo real, no que se diz a respeito aos problemas cotidianos, como é o caso da pobreza menstrual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPobreza menstrualpt_BR
dc.subject.keywordFeira de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordMulheres - condições sociaispt_BR
dc.subject.keywordMulheres - saúde e higienept_BR
dc.titlePobreza menstrual no ambiente escolar : reflexões a partir de uma feira de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T17:40:06Z-
dc.date.available2024-08-23T17:40:06Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39682-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The menstrual period, that is, menstruation is naturally biological, but for many people who menstruate it is synonymous with significant obstacles, especially in the school environment. The occurrence known as menstrual poverty is characterized by the absence of adequate basic hygiene items to use and go through this phase in a dignified way. In this way, a project was developed on this topic that culminated in its dissemination at the Public Schools Science Circuit, a Science Fair. The research consisted of investigating the contributions and reflections that emerged from the students who participated in the event to develop actions that were directly linked to the theme of menstrual poverty. The data collection instruments consisted of semi-structured interviews that were subjected to Discursive Textual Analysis. The results indicated reflections that mediated the taking of attitudes, through actions to try to change reality, mainly in the school environment. It can be seen that Science Fairs play a determining role in the scientific and educational development of students, as they encourage interest in science, learning practices and, mainly, connection with the real world, in terms of respect for everyday problems, such as menstrual poverty.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.