Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39681
Título: | O ensino de ciências e a formação de professores de pedagogia : uma revisão bibliográfica das atas do ENPEC |
Autor(es): | Mota, Sarah Dourado da |
Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Professores - formação Professores - educação infantil Pedagogos - prática profissional Ciências (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 9-Nov-2023 |
Data de publicação: | 23-Ago-2024 |
Referência: | MOTA, Sarah Dourado da. O ensino de ciências e a formação de professores de pedagogia: uma revisão bibliográfica das atas do ENPEC. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico para
compreender como é abordada a formação de professores pedagogos para ensinar Ciências
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas atas do ENPEC. A metodologia utilizada foi
qualitativa com abordagem bibliográfica e a análise dos dados foi realizada com base na
Análise Textual Discursiva sendo identificada quatro categorias: Percepção dos saberes
docentes, Formação inicial dos professores, Formação continuada de docentes e Revisão da
literatura. Os resultados indicaram que as percepções sobre o ensino de Ciências de um
professor refletem em sua prática e está diretamente ligada a suas formações, posto que um
grau de dificuldade conceitual em relação a Ciências resulta na falta de entendimento dos
objetos de conhecimento, podendo resultar em insegurança na sala de aula. Também foi
observado que em sua formação inicial há uma baixa carga horária de conteúdos e disciplinas
voltados ao ensino de Ciências e seus conceitos, o que justifica o pouco domínio conceitual
dos conhecimentos científicos desse docente. No entanto, os trabalhos indicaram que a
formação continuada possibilita que lacunas de sua formação inicial sejam ressignificadas,
sendo evidenciado que após os cursos, os professores que antes apresentavam dificuldade em
entender conceitos, puderam se apropriar dos conhecimentos e estratégias que favoreceram
refletir sua prática. Assim, ficou evidenciado que a formação inicial dos pedagogos não é
suficiente para ensinar Ciências e que a formação continuada os auxilia a qualificarem seus
conhecimentos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.