Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SarahDouradoDaMota_tcc.pdf338,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorMota, Sarah Dourado da-
dc.identifier.citationMOTA, Sarah Dourado da. O ensino de ciências e a formação de professores de pedagogia: uma revisão bibliográfica das atas do ENPEC. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico para compreender como é abordada a formação de professores pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas atas do ENPEC. A metodologia utilizada foi qualitativa com abordagem bibliográfica e a análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva sendo identificada quatro categorias: Percepção dos saberes docentes, Formação inicial dos professores, Formação continuada de docentes e Revisão da literatura. Os resultados indicaram que as percepções sobre o ensino de Ciências de um professor refletem em sua prática e está diretamente ligada a suas formações, posto que um grau de dificuldade conceitual em relação a Ciências resulta na falta de entendimento dos objetos de conhecimento, podendo resultar em insegurança na sala de aula. Também foi observado que em sua formação inicial há uma baixa carga horária de conteúdos e disciplinas voltados ao ensino de Ciências e seus conceitos, o que justifica o pouco domínio conceitual dos conhecimentos científicos desse docente. No entanto, os trabalhos indicaram que a formação continuada possibilita que lacunas de sua formação inicial sejam ressignificadas, sendo evidenciado que após os cursos, os professores que antes apresentavam dificuldade em entender conceitos, puderam se apropriar dos conhecimentos e estratégias que favoreceram refletir sua prática. Assim, ficou evidenciado que a formação inicial dos pedagogos não é suficiente para ensinar Ciências e que a formação continuada os auxilia a qualificarem seus conhecimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - educação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleO ensino de ciências e a formação de professores de pedagogia : uma revisão bibliográfica das atas do ENPECpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T16:57:32Z-
dc.date.available2024-08-23T16:57:32Z-
dc.date.submitted2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39681-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.