Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AmandaKetlenDeOliveiraAmor_tcc.pdf295,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Humanização no ensino de ciências : o que pensam licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais
Autor(es): Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Relação professor - aluno
Afetividade
Ciências - estudo e ensino
Ciências Naturais
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 22-Ago-2024
Referência: AMOR, Amanda Ketlen de Oliveira. Humanização no ensino de ciências: o que pensam licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Algumas pesquisas demonstram que ainda são incipientes estudos sobre o Ensino de Ciências humanizado e quão sucinta é a compreensão e discussão sobre essa perspectiva, principalmente na formação de professores. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar as concepções dos licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais sobre o Ensino de Ciências humanizado. A metodologia deste trabalho é de cunho qualitativo e foi constituída em duas etapas. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico para uma aproximação do tema sobre a humanização no Ensino de Ciências e afetividade. A segunda etapa se constituiu de uma pesquisa com os licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais, a qual utilizou como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstram que há poucos estudos que investigam as relações e implicações da humanização e afetividade no Ensino de Ciências, assim como, ficou evidenciado nas falas dos participantes que há pouca abordagem da perspectiva humanizada em seu curso de formação. Apesar das vastas concepções identificadas dessa temática em seus relatos, percebe-se essa perspectiva na postura docente, porém ela não é formalmente discutida nas disciplinas ofertadas. Desta forma, entende-se quão ampla é a abordagem do Ensino de Ciências humanizado e como essa perspectiva de ensino contribui para o desenvolvimento dos indivíduos em formação que são os estudantes da Educação Básica
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.