Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AmandaKetlenDeOliveiraAmor_tcc.pdf295,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorAmor, Amanda Ketlen de Oliveira-
dc.identifier.citationAMOR, Amanda Ketlen de Oliveira. Humanização no ensino de ciências: o que pensam licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAlgumas pesquisas demonstram que ainda são incipientes estudos sobre o Ensino de Ciências humanizado e quão sucinta é a compreensão e discussão sobre essa perspectiva, principalmente na formação de professores. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar as concepções dos licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais sobre o Ensino de Ciências humanizado. A metodologia deste trabalho é de cunho qualitativo e foi constituída em duas etapas. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico para uma aproximação do tema sobre a humanização no Ensino de Ciências e afetividade. A segunda etapa se constituiu de uma pesquisa com os licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturais, a qual utilizou como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstram que há poucos estudos que investigam as relações e implicações da humanização e afetividade no Ensino de Ciências, assim como, ficou evidenciado nas falas dos participantes que há pouca abordagem da perspectiva humanizada em seu curso de formação. Apesar das vastas concepções identificadas dessa temática em seus relatos, percebe-se essa perspectiva na postura docente, porém ela não é formalmente discutida nas disciplinas ofertadas. Desta forma, entende-se quão ampla é a abordagem do Ensino de Ciências humanizado e como essa perspectiva de ensino contribui para o desenvolvimento dos indivíduos em formação que são os estudantes da Educação Básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelação professor - alunopt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências Naturaispt_BR
dc.titleHumanização no ensino de ciências : o que pensam licenciandos e egressos de um curso de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T18:58:08Z-
dc.date.available2024-08-22T18:58:08Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39659-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.