Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AllanaMouraGuimaraes_tcc.pdf751,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular
Autor(es): Guimarães, Allana Moura
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Inclusão escolar
Professores de ciência - formação
Professores de ciência - prática profissional
Ciências - estudo e ensino
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 22-Ago-2024
Referência: GUIMARÃES, Allana Moura. Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Tomando por base a complexidade do trabalho de inclusão por parte da docência no ensino, este trabalho surge a partir da observação próxima de entes envolvidos na problemática de inclusão no ensino regular. Visto a ignorância e julgamentos a respeito do educando sem uma justa análise da sua situação mediante o dilema, essa pesquisa busca entender as principais dificuldades que professores encaram no dia a dia para cumprir a missão que lhes foi destinada. Sendo assim, este trabalho aborda os desafios que professores de Ciências enfrentam, como também sua vivência dentro de sala de aula e durante sua formação, para proporcionar uma educação inclusiva a alunos com necessidades específicas no ensino regular. A pesquisa foi realizada com professores de ciências que trabalham com educação inclusiva, visando entender os principais empecilhos que enfrentaram ao encarar a sala de aula, assim como obter informações sobre suas formações e a preparação que receberam. Foi feita uma análise a fim de relacionar os resultados com o referencial teórico.
Abstract: Based on the complexity of the work of inclusion on the part of teaching in teaching, this work arises from the close observation of entities involved in the problem of inclusion in regular education. Given the ignorance and judgments about the student without a fair analysis of their situation through the dilemma, this research seeks to understand the main difficulties that teachers face on a daily basis to fulfill the mission that was destined for them. Therefore, this work will address the challenges that science teachers face, as well as their experience within the classroom and during their training, to provide an inclusive education to students with specific needs in regular education. A survey was carried out with science teachers who work with inclusive education, aiming to understand the main obstacles they faced when facing the classroom, as well as to obtain information about their education and the preparation they received. An analysis was performed in order to relate the results with the theoretical framework.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.