Título: | Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular |
Autor(es): | Guimarães, Allana Moura |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Inclusão escolar Professores de ciência - formação Professores de ciência - prática profissional Ciências - estudo e ensino Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 22-Ago-2024 |
Referência: | GUIMARÃES, Allana Moura. Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. |
Resumo: | Tomando por base a complexidade do trabalho de inclusão por parte da
docência no ensino, este trabalho surge a partir da observação próxima de entes
envolvidos na problemática de inclusão no ensino regular. Visto a ignorância e
julgamentos a respeito do educando sem uma justa análise da sua situação mediante
o dilema, essa pesquisa busca entender as principais dificuldades que professores
encaram no dia a dia para cumprir a missão que lhes foi destinada. Sendo assim, este
trabalho aborda os desafios que professores de Ciências enfrentam, como também
sua vivência dentro de sala de aula e durante sua formação, para proporcionar uma
educação inclusiva a alunos com necessidades específicas no ensino regular. A
pesquisa foi realizada com professores de ciências que trabalham com educação
inclusiva, visando entender os principais empecilhos que enfrentaram ao encarar a
sala de aula, assim como obter informações sobre suas formações e a preparação
que receberam. Foi feita uma análise a fim de relacionar os resultados com o
referencial teórico. |
Abstract: | Based on the complexity of the work of inclusion on the part of teaching in
teaching, this work arises from the close observation of entities involved in the problem
of inclusion in regular education. Given the ignorance and judgments about the student
without a fair analysis of their situation through the dilemma, this research seeks to
understand the main difficulties that teachers face on a daily basis to fulfill the mission
that was destined for them. Therefore, this work will address the challenges that
science teachers face, as well as their experience within the classroom and during their
training, to provide an inclusive education to students with specific needs in regular
education. A survey was carried out with science teachers who work with inclusive
education, aiming to understand the main obstacles they faced when facing the
classroom, as well as to obtain information about their education and the preparation
they received. An analysis was performed in order to relate the results with the
theoretical framework. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.