Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AllanaMouraGuimaraes_tcc.pdf751,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorGuimarães, Allana Moura-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Allana Moura. Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTomando por base a complexidade do trabalho de inclusão por parte da docência no ensino, este trabalho surge a partir da observação próxima de entes envolvidos na problemática de inclusão no ensino regular. Visto a ignorância e julgamentos a respeito do educando sem uma justa análise da sua situação mediante o dilema, essa pesquisa busca entender as principais dificuldades que professores encaram no dia a dia para cumprir a missão que lhes foi destinada. Sendo assim, este trabalho aborda os desafios que professores de Ciências enfrentam, como também sua vivência dentro de sala de aula e durante sua formação, para proporcionar uma educação inclusiva a alunos com necessidades específicas no ensino regular. A pesquisa foi realizada com professores de ciências que trabalham com educação inclusiva, visando entender os principais empecilhos que enfrentaram ao encarar a sala de aula, assim como obter informações sobre suas formações e a preparação que receberam. Foi feita uma análise a fim de relacionar os resultados com o referencial teórico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciência - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciência - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titlePrincipais dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências na inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T18:11:47Z-
dc.date.available2024-08-22T18:11:47Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39658-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the complexity of the work of inclusion on the part of teaching in teaching, this work arises from the close observation of entities involved in the problem of inclusion in regular education. Given the ignorance and judgments about the student without a fair analysis of their situation through the dilemma, this research seeks to understand the main difficulties that teachers face on a daily basis to fulfill the mission that was destined for them. Therefore, this work will address the challenges that science teachers face, as well as their experience within the classroom and during their training, to provide an inclusive education to students with specific needs in regular education. A survey was carried out with science teachers who work with inclusive education, aiming to understand the main obstacles they faced when facing the classroom, as well as to obtain information about their education and the preparation they received. An analysis was performed in order to relate the results with the theoretical framework.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.