Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamellaVictoriaMarquesSampaio_tcc.pdf387,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSampaio, Sâmella Victória Marques-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Sâmella Victória Marques. Ensino de ciências, gênero e sexualidade: avanços e desafios na sala de aula. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresentado busca embasamento científico para abordar temas que são recorrentes nas escolas brasileiras, são eles: gênero e sexualidade no ensino de ciência. Esses fenômenos podem ser classificados como de ordem social, biológica e psicológica (biopsicossocial). As concepções de sexualidade, gênero e até de ensino de ciências foram modificadas. Desse modo, a pesquisa qualitativa foi realizada com docentes da educação básica, em sua metodologia dividida em 5 analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011) organizada em categorias: categoria 1 - concepção de sexualidade e gênero; categoria 2 - atuação docente; categoria 3- ensino de gênero; categoria 4 – dificuldades e categoria 5- consequências da ausência. Verificou-se que os(as) professores(as) têm um conhecimento prévio sobre gênero e sexualidade, mas falta a contextualização, pois a falta de informação, informações erradas e, até mesmo, a disseminação de discursos excludentes e, portanto, discriminatórios, têm prejudicado o ensino dos temas gênero e sexualidade na escola. Como um dos pilares para o desenvolvimento de um país é a educação, acreditamos que a educação em sexualidade deve fazer parte dos conteúdos abordados na escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordGênero e Diversidade na Escola (GDE)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.titleEnsino de ciências, gênero e sexualidade : avanços e desafios na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T17:30:57Z-
dc.date.available2024-08-22T17:30:57Z-
dc.date.submitted2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39656-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.