Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Sâmella Victória Marques | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Sâmella Victória Marques. Ensino de ciências, gênero e sexualidade: avanços e desafios na sala de aula. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado busca embasamento científico para abordar temas que são recorrentes nas
escolas brasileiras, são eles: gênero e sexualidade no ensino de ciência. Esses fenômenos podem ser
classificados como de ordem social, biológica e psicológica (biopsicossocial). As concepções de
sexualidade, gênero e até de ensino de ciências foram modificadas. Desse modo, a pesquisa
qualitativa foi realizada com docentes da educação básica, em sua metodologia dividida em 5
analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011) organizada em categorias: categoria
1 - concepção de sexualidade e gênero; categoria 2 - atuação docente; categoria 3- ensino de gênero;
categoria 4 – dificuldades e categoria 5- consequências da ausência. Verificou-se que os(as)
professores(as) têm um conhecimento prévio sobre gênero e sexualidade, mas falta a
contextualização, pois a falta de informação, informações erradas e, até mesmo, a disseminação de
discursos excludentes e, portanto, discriminatórios, têm prejudicado o ensino dos temas gênero e
sexualidade na escola. Como um dos pilares para o desenvolvimento de um país é a educação,
acreditamos que a educação em sexualidade deve fazer parte dos conteúdos abordados na escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero e Diversidade na Escola (GDE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências, gênero e sexualidade : avanços e desafios na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T17:30:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T17:30:57Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39656 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|