Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrieleSoaresDeSousa_tcc.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projetos críticos de inglês na escola : espaços relevantes para a construção de identidades
Autor(es): Sousa, Gabriele Soares de
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Escolas públicas
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 21-Ago-2024
Referência: SOUSA, Gabriele Soares de. Projetos críticos de inglês na escola: espaços relevantes para a construção de identidades. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir e compreender de que forma a adoção da pedagogia crítica de projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018) abre espaços para as questões identitárias (HALL, 2003) dos alunos, tendo como cenário uma escola pública de ensino fundamental 2, de região periférica do Distrito Federal. A partir da metodologia interpretativista-qualitativa o (MOITA LOPES, 1994), documental (GODOY,1995) e temática (MAGUIRE e DELAHUNT, 2017), utilizou-se materiais produzidos pelos alunos durante dois dos quatro projetos bimestrais desenvolvidos no ano letivo de 2023 pela professora regente e licenciandos participantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade de Brasília. Com o intuito de visualizar a forma como as discussões e atividades em sala de aula se manifestaram por meio dos temas escolhidos pelos alunos, foram utilizados seis materiais, entre vídeos e atividades escritas.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo discutir e compreender de que forma a adoção da pedagogia crítica de projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018) abre espaços para as questões identitárias (HALL, 2003) dos alunos, tendo como cenário uma escola pública de ensino fundamental 2, de região periférica do Distrito Federal. A partir da metodologia interpretativista-qualitativa o (MOITA LOPES, 1994), documental (GODOY,1995) e temática (MAGUIRE e DELAHUNT, 2017), utilizou-se materiais produzidos pelos alunos durante dois dos quatro projetos bimestrais desenvolvidos no ano letivo de 2023 pela professora regente e licenciandos participantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade de Brasília. Com o intuito de visualizar a forma como as discussões e atividades em sala de aula se manifestaram por meio dos temas escolhidos pelos alunos, foram utilizados seis materiais, entre vídeos e atividades escritas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.