Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Gabriele Soares de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriele Soares de. Projetos críticos de inglês na escola: espaços relevantes para a construção de identidades. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo discutir e compreender de que forma a
adoção da pedagogia crítica de projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018) abre espaços
para as questões identitárias (HALL, 2003) dos alunos, tendo como cenário uma escola
pública de ensino fundamental 2, de região periférica do Distrito Federal. A partir da
metodologia interpretativista-qualitativa o (MOITA LOPES, 1994), documental
(GODOY,1995) e temática (MAGUIRE e DELAHUNT, 2017), utilizou-se materiais
produzidos pelos alunos durante dois dos quatro projetos bimestrais desenvolvidos no
ano letivo de 2023 pela professora regente e licenciandos participantes do programa de
Residência Pedagógica da Universidade de Brasília. Com o intuito de visualizar a forma
como as discussões e atividades em sala de aula se manifestaram por meio dos temas
escolhidos pelos alunos, foram utilizados seis materiais, entre vídeos e atividades
escritas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Projetos críticos de inglês na escola : espaços relevantes para a construção de identidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T11:36:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T11:36:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39615 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Esta pesquisa tem como objetivo discutir e compreender de que forma a
adoção da pedagogia crítica de projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018) abre espaços
para as questões identitárias (HALL, 2003) dos alunos, tendo como cenário uma escola
pública de ensino fundamental 2, de região periférica do Distrito Federal. A partir da
metodologia interpretativista-qualitativa o (MOITA LOPES, 1994), documental
(GODOY,1995) e temática (MAGUIRE e DELAHUNT, 2017), utilizou-se materiais
produzidos pelos alunos durante dois dos quatro projetos bimestrais desenvolvidos no
ano letivo de 2023 pela professora regente e licenciandos participantes do programa de
Residência Pedagógica da Universidade de Brasília. Com o intuito de visualizar a forma
como as discussões e atividades em sala de aula se manifestaram por meio dos temas
escolhidos pelos alunos, foram utilizados seis materiais, entre vídeos e atividades
escritas. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|