Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bahniuk, Caroline | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitória Soares | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória Soares. Os anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da covid-19. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia reflete sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da
pandemia. A pesquisa possui o objetivo geral de: Compreender como ocorreu o processo de
ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da pandemia e os
principais impactos para a educação das crianças. Decorrem desses os seguintes objetivos
específicos: Identificar as diferentes análises sobre os anos iniciais no contexto da pandemia;
reconhecer os impactos do ensino remoto na aprendizagem das crianças e identificar as
dificuldades enfrentadas por estudantes, professores e pais no processo de ensino na
pandemia. E por se tratar da fase alfabetizadora da criança, traz consigo os grandes desafios
de gerar efetiva aprendizagem via ensino remoto.Essa pesquisa refere-se a uma pesquisa
bibliográfica de cunho qualitativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no Portal de
Periódicos Capes com artigos publicados no período de abril de 2020 a dezembro de 2023.
Foram considerados para os critérios de inclusão: artigos completos e disponíveis
gratuitamente para visualização e download; publicados em periódicos; revisado por pares e
em língua portuguesa. Excluímos artigos que tratavam de alguma disciplina e ou modalidade
de ensino particular nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após leitura e reflexão dos
resumos dos artigos, foram selecionados quatro artigos para a análise e mais três encontrados
no google acadêmico, perfazendo um total de sete produções. Esta monografia encontra-se
organizada em dois capítulos. No primeiro discutimos a situação do Ensino Fundamental anos
iniciais no Brasil e os impactos variáveis nos sujeitos da educação. No segundo capítulo,
refletimos sobre cada texto elencado pela pesquisa bibliográfica feita para esta monografia,
com o objetivo de responder às perguntas alvos da pesquisa. A partir das sínteses dos artigos,
foi possível identificar três tópicos de forte presença nas análises, sendo eles: as desigualdades
educacionais na pandemia, impactos da pandemia na educação e as práticas pedagógicas
desenvolvidas nesse período. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - espaços não formais | pt_BR |
dc.title | Os anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia da covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T15:52:58Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T15:52:58Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39611 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph reflects on the initial years of Elementary School in the context of the
pandemic. The research has the general objective of: Understanding how the remote teaching
process occurred in the early years of Elementary School in the context of the pandemic and
the main impacts on children's education. The following specific objectives arise from these:
Identify the different analyzes of the initial years in the context of the pandemic; recognize the
impacts of remote teaching on children's learning and identify the difficulties faced by
students, teachers and parents in the teaching process during the pandemic. And because it is
the child's literacy phase, it brings with it the great challenges of generating effective learning
via remote teaching. This research refers to a qualitative bibliographical research. To this end,
a search was carried out on the Capes Periodicals Portal with articles published from April
2020 to December 2023. The following were considered for the inclusion criteria: complete
articles and freely available for viewing and downloading; published in periodicals;
peer-reviewed and in Portuguese. We excluded articles that dealt with any particular subject
or type of education in the early years of Elementary School. After reading and reflecting on
the article summaries, four articles were selected for analysis and three more found on Google
Scholar, making a total of seven productions. This monograph is organized into two chapters.
In the first we discuss the situation of Elementary Education in the early years in Brazil and
the variable impacts on the subjects of education. In the second chapter, we reflect on each
text listed in the bibliographic research carried out for this monograph, with the aim of
answering the research questions. From the syntheses of the articles, it was possible to
identify three topics with a strong presence in the analyses, namely: educational inequalities in the pandemic, impacts of the pandemic on education and the pedagogical practices
developed during this period. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|