Título: | O brincar como ação das crianças na educação infantil |
Autor(es): | Santos, Roseane Carvalho |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Educação infantil Educação lúdica Brincadeiras Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 30-Jan-2024 |
Data de publicação: | 20-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Roseane Carvalho. O brincar como ação das crianças na educação infantil. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O brincar, desde o reconhecimento da infância como um aspecto específico da criança, assume
relevância ímpar na Educação Infantil, sendo uma prática pedagógica crucial para o
desenvolvimento cognitivo e a comunicação entre as crianças. Por isso, a presente pesquisa teve
como objetivo geral compreender como a promoção do brincar na Educação Infantil tem sido
apresentada em estudos da área como prática que contribui para o desenvolvimento integral das
crianças. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, por meio do
levantamento bibliográfico. Os resultados da pesquisa mostraram que a criança que tem práticas
brincantes na primeira etapa da educação básica desenvolve muitas habilidades, linguagens
expressivas, com raciocínio sendo estimulada, unindo a resolução de problemas e a criatividade,
contribuindo não apenas para o aprendizado cognitivo, mas também para o desenvolvimento
afetivo e social. Ademais, o papel docente como mediador e participante é crucial, guiando e
se integrando às brincadeiras, de forma a maximizar os benefícios educacionais e sociais delas
oriundos. As discussões destacadas nos estudos consultados muitas vezes se correlacionam
diretamente com os documentos do Governo do Distrito Federal, os quais sublinham a
importância do brincar como direito essencial das crianças e enfatizam a conexão entre o brincar
e as narrativas. Conclui-se que a promoção da criatividade e do potencial das crianças através
do brincar é uma prioridade na Educação Infantil. |
Abstract: | To Play, since the recognition of childhood as a specific aspect of the child, holds unique
relevance in Early Childhood Education, serving as a crucial pedagogical practice for cognitive
development and communication among children. Therefore, this research aimed to
comprehensively understand how the promotion of play in Early Childhood Education has been
presented in studies as a practice contributing to the holistic development of children. To participant is crucial, guiding and integrating into play to maximize the educational and social
benefits derived from it. The discussions highlighted in the consulted studies often directly
correlate with the documents from the Government of the Federal District, which underscore
the importance of play as an essential right of children and emphasize the connection between
play and narratives. In conclusion, promoting creativity and children's potential through play is
a priority in Early Childhood Education.
achieve this objective, a literature review was conducted through bibliographic research. The
research results showed that children engaged in playful activities in the early stages of basic
education develop various skills and expressive languages, with stimulated reasoning,
combining problem-solving and creativity. This contributes not only to cognitive learning but
also to affective and social development. Furthermore, the teacher's role as a mediator and |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.