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Título: O brincar como ação das crianças na educação infantil
Autor(es): Santos, Roseane Carvalho
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Educação lúdica
Brincadeiras
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 30-Jan-2024
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: SANTOS, Roseane Carvalho. O brincar como ação das crianças na educação infantil. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O brincar, desde o reconhecimento da infância como um aspecto específico da criança, assume relevância ímpar na Educação Infantil, sendo uma prática pedagógica crucial para o desenvolvimento cognitivo e a comunicação entre as crianças. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a promoção do brincar na Educação Infantil tem sido apresentada em estudos da área como prática que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, por meio do levantamento bibliográfico. Os resultados da pesquisa mostraram que a criança que tem práticas brincantes na primeira etapa da educação básica desenvolve muitas habilidades, linguagens expressivas, com raciocínio sendo estimulada, unindo a resolução de problemas e a criatividade, contribuindo não apenas para o aprendizado cognitivo, mas também para o desenvolvimento afetivo e social. Ademais, o papel docente como mediador e participante é crucial, guiando e se integrando às brincadeiras, de forma a maximizar os benefícios educacionais e sociais delas oriundos. As discussões destacadas nos estudos consultados muitas vezes se correlacionam diretamente com os documentos do Governo do Distrito Federal, os quais sublinham a importância do brincar como direito essencial das crianças e enfatizam a conexão entre o brincar e as narrativas. Conclui-se que a promoção da criatividade e do potencial das crianças através do brincar é uma prioridade na Educação Infantil.
Abstract: To Play, since the recognition of childhood as a specific aspect of the child, holds unique relevance in Early Childhood Education, serving as a crucial pedagogical practice for cognitive development and communication among children. Therefore, this research aimed to comprehensively understand how the promotion of play in Early Childhood Education has been presented in studies as a practice contributing to the holistic development of children. To participant is crucial, guiding and integrating into play to maximize the educational and social benefits derived from it. The discussions highlighted in the consulted studies often directly correlate with the documents from the Government of the Federal District, which underscore the importance of play as an essential right of children and emphasize the connection between play and narratives. In conclusion, promoting creativity and children's potential through play is a priority in Early Childhood Education. achieve this objective, a literature review was conducted through bibliographic research. The research results showed that children engaged in playful activities in the early stages of basic education develop various skills and expressive languages, with stimulated reasoning, combining problem-solving and creativity. This contributes not only to cognitive learning but also to affective and social development. Furthermore, the teacher's role as a mediator and
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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