Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39603
Título: | Diálogos entre a educação infantil e a alfabetização a partir do olhar de três professores |
Autor(es): | Dias, Clara Nóbrega |
Orientador(es): | Rocha, Deise Ramos da |
Assunto: | Educação infantil Letramento Práticas pedagógicas Alfabetização |
Data de apresentação: | 13-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Ago-2024 |
Referência: | DIAS, Clara Nóbrega. Diálogos entre a educação infantil e a alfabetização a partir do olhar de três professores. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Iremos explora os processos e os temas fundamentais da alfabetização e do
letramento para o período de transição entre a educação infantil e a alfabetização (anos
iniciais do ensino fundamental), destacando os conceitos essenciais, as habilidades que
as crianças precisam adquirir na concepção dos professores alfabetizadores, a importância
desses processos na formação do sujeito e o papel crucial que os professores
desempenham nesse contexto, esclarecendo suas diferenças conceituais e destacando a
importância desses processos na formação do indivíduo. O objetivo deste artigo é
investigar e analisar os diálogos estabelecidos entre a educação infantil e a alfabetização,
sob a perspectiva de três professores atuantes nesse contexto. Pretendemos compreender
as percepções desses educadores sobre os processos de transição das crianças entre a
educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, destacando os conceitos
cruciais de alfabetização e letramento na visão desses profissionais. Além disso,
buscamos identificar as habilidades que esses professores consideram essenciais para que
as crianças desenvolvam durante esse período, visando uma formação integral do sujeito.
Compreender os diálogos entre o processo de alfabetização e a educação infantil nas
práticas pedagógicas, é fundamental para a construção de práticas educativas mais
eficazes. Além disso, discutimos diversas metodologias utilizadas, confrontando desafios
comuns enfrentados no contexto educacional. Além de se relacionar às habilidades
acadêmicas, a alfabetização e o letramento são fundamentais para a participação ativa do
indivíduo na sociedade. Portanto, compreender e apoiar esses processos é vital para o
desenvolvimento pleno das crianças. Ele fornece uma análise completa dos aspectos chave desses processos e destaca sua influência na vida das crianças. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.