Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ClaraNobregaDias_tcc.pdf384,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diálogos entre a educação infantil e a alfabetização a partir do olhar de três professores
Autor(es): Dias, Clara Nóbrega
Orientador(es): Rocha, Deise Ramos da
Assunto: Educação infantil
Letramento
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: DIAS, Clara Nóbrega. Diálogos entre a educação infantil e a alfabetização a partir do olhar de três professores. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Iremos explora os processos e os temas fundamentais da alfabetização e do letramento para o período de transição entre a educação infantil e a alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental), destacando os conceitos essenciais, as habilidades que as crianças precisam adquirir na concepção dos professores alfabetizadores, a importância desses processos na formação do sujeito e o papel crucial que os professores desempenham nesse contexto, esclarecendo suas diferenças conceituais e destacando a importância desses processos na formação do indivíduo. O objetivo deste artigo é investigar e analisar os diálogos estabelecidos entre a educação infantil e a alfabetização, sob a perspectiva de três professores atuantes nesse contexto. Pretendemos compreender as percepções desses educadores sobre os processos de transição das crianças entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, destacando os conceitos cruciais de alfabetização e letramento na visão desses profissionais. Além disso, buscamos identificar as habilidades que esses professores consideram essenciais para que as crianças desenvolvam durante esse período, visando uma formação integral do sujeito. Compreender os diálogos entre o processo de alfabetização e a educação infantil nas práticas pedagógicas, é fundamental para a construção de práticas educativas mais eficazes. Além disso, discutimos diversas metodologias utilizadas, confrontando desafios comuns enfrentados no contexto educacional. Além de se relacionar às habilidades acadêmicas, a alfabetização e o letramento são fundamentais para a participação ativa do indivíduo na sociedade. Portanto, compreender e apoiar esses processos é vital para o desenvolvimento pleno das crianças. Ele fornece uma análise completa dos aspectos chave desses processos e destaca sua influência na vida das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.