Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroRicardoCostaSilva_tcc.pdf203,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Ricardo Costa-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Ricardo Costa. Relato de experiência: a sala de leitura vivenciada por um professor-leitor. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstract: O artigo em questão, reflete sobre a importância da leitura e escrita na formação educacional, especialmente em um cenário pós-pandêmico de educação online, onde a falta de interação prejudicou o desenvolvimento das crianças. Durante o ensino remoto, a ausência de acesso a materiais de leitura e a prevalência de vídeos curtos limitaram ainda mais o progresso cognitivo dos alunos. Para tanto, compartilha uma narrativa formativa a partir da experiência como educador na promoção da leitura e professor em formação, enfatizando a necessidade de investir na cultura da leitura desde os primeiros anos, embora ele próprio tenha tido pouco acesso à biblioteca na infância, e exposição a fontes de leitura. Tivemos como base teórica analítica estudos de Bernstein, Vygotsky, Morais, Courtine, Guimarães, e Maria Helena Martins, que sublinham a importância do ambiente e da interação social no desenvolvimento da leitura. Também estudos sobre memória de formação de professores-leitores. Destaca-se, assim, a vivência da proposta do "Passaporte de Leitura", quando assumiu a sala de leitura/biblioteca, para estimular a criatividade dos alunos, reconhecendo a importância de adaptar as práticas pedagógicas às necessidades individuais de cada estudante. Ressalta-se a necessidade de criar espaços de leitura acolhedores e diversificados, como a sala de leitura/biblioteca, incentivando o hábito da leitura regular. Conclui-se que promover a leitura na educação vai além da decodificação de palavras; é um investimento no desenvolvimento integral dos alunos e na construção de uma sociedade mais informada e crítica. O papel do professor-leitor é crucial nesse processo, inspirando os alunos a explorar novos mundos por meio da leitura e cultivando o hábito da leitura regular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.titleRelato de experiência : a sala de leitura vivenciada por um professor-leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T15:32:52Z-
dc.date.available2024-08-19T15:32:52Z-
dc.date.submitted2024-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39572-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.