Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Ricardo Costa | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Ricardo Costa. Relato de experiência: a sala de leitura vivenciada por um professor-leitor. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | : O artigo em questão, reflete sobre a importância da leitura e escrita na formação
educacional, especialmente em um cenário pós-pandêmico de educação online, onde a falta de
interação prejudicou o desenvolvimento das crianças. Durante o ensino remoto, a ausência de
acesso a materiais de leitura e a prevalência de vídeos curtos limitaram ainda mais o progresso
cognitivo dos alunos. Para tanto, compartilha uma narrativa formativa a partir da experiência
como educador na promoção da leitura e professor em formação, enfatizando a necessidade de
investir na cultura da leitura desde os primeiros anos, embora ele próprio tenha tido pouco
acesso à biblioteca na infância, e exposição a fontes de leitura. Tivemos como base teórica
analítica estudos de Bernstein, Vygotsky, Morais, Courtine, Guimarães, e Maria Helena
Martins, que sublinham a importância do ambiente e da interação social no desenvolvimento
da leitura. Também estudos sobre memória de formação de professores-leitores. Destaca-se,
assim, a vivência da proposta do "Passaporte de Leitura", quando assumiu a sala de
leitura/biblioteca, para estimular a criatividade dos alunos, reconhecendo a importância de
adaptar as práticas pedagógicas às necessidades individuais de cada estudante. Ressalta-se a
necessidade de criar espaços de leitura acolhedores e diversificados, como a sala de
leitura/biblioteca, incentivando o hábito da leitura regular. Conclui-se que promover a leitura
na educação vai além da decodificação de palavras; é um investimento no desenvolvimento
integral dos alunos e na construção de uma sociedade mais informada e crítica. O papel do
professor-leitor é crucial nesse processo, inspirando os alunos a explorar novos mundos por
meio da leitura e cultivando o hábito da leitura regular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência : a sala de leitura vivenciada por um professor-leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T15:32:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T15:32:52Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39572 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|