Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PamelaRaianyJeronimoSilvaRodrigues_tcc.pdf353,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Agora acabou! Precisamos retomar as aulas com os livros” relatos de experiência sobre o uso do livro didático na pré-escola
Autor(es): Rodrigues, Pamela Raiany Jeronimo da Silva
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Livros didáticos
Alfabetização
Crianças - livros e leitura
Brinquedos educativos
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: RODRIGUES, Pamela Raiany Jeronimo da Silva. “Agora acabou! Precisamos retomar as aulas com os livros” relatos de experiência sobre o uso do livro didático na pré-escola. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a relação do uso do livro didático e o brincar na pré-escola, a partir das experiências cotidianas vivenciadas por mim, em uma instituição privada de Educação Infantil, localizada em Brasília. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) promover reflexões sobre a importância das concepções de criança, infância e Educação Infantil, presentes nos documentos e nos normativos pedagógicos norteadores do segmento e b) apresentar, por meio de relatos de experiências como auxiliar de sala, como tem ocorrido o uso do livro didático em turmas da pré-escola. A partir desses objetivos, elaboramos a seguinte questão: Qual a relação do livro didático e o brincar, em uma instituição de Educação Infantil da rede privada de ensino? Para responder a essa indagação, o estudo inicia com a apresentação do panorama histórico da Educação Infantil, destacando o desenvolvimento das concepções pedagógicas permeadas pelos conceitos de criança e infância nos documentos e normativos basilares da área, além de um percurso pelo uso do livro didático na pré-escola. A metodologia adotada abrange o registro de relatos de experiências em diários de bordo, apoiados pela análise de planejamentos de atividades inerentes à rotina escolar. Os relatos, fundamentados nas observações realizadas, proporcionam uma análise das práticas pedagógicas, enfatizando o papel do livro didático na Educação Infantil. A conclusão do estudo destaca a necessidade de revisão dos planejamentos e a reflexão do uso do livro didático na Educação Infantil, com foco no aprimoramento das estratégias educacionais que respeitam as concepções de criança e infância, fundamentadas nos eixos norteadores das interações e das brincadeiras, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, fixadas pela Resolução nº05 de 17 de dezembro de 2009.
Abstract: The present study aims to reflect on the relationship between the use of textbooks and playing in preschool, based on the daily experiences I experienced in a private Early Childhood Education institution, located in Brasília. To this end, the following specific objectives were outlined: a) to promote reflections on the importance of the concepts of children, childhood and Early Childhood Education, present in the documents and pedagogical regulations guiding the segment and b) to present, through reports of experiences as an assistant classroom, as has been the case with the use of textbooks in preschool classes. Based on these objectives, we elaborated the following question: What is the relationship between textbooks and playing, in an Early Childhood Education institution in the private education network? To answer this question, the study begins with the presentation of the historical panorama of Early Childhood Education, highlighting the development of pedagogical conceptions permeated by the concepts of child and childhood in the area's basic documents and regulations, in addition to a journey through the use of textbooks in pre school. The methodology adopted includes recording reports of experiences in logbooks, supported by the analysis of activity planning inherent to the school routine. The reports, based on the observations made, provide an analysis of pedagogical practices, emphasizing the role of the textbook in Early Childhood Education. The conclusion of the study highlights the need to review planning and reflect on the use of textbooks in Early Childhood Education, with a focus on improving educational strategies that respect the conceptions of children and childhood, based on the guiding principles of interactions and games, as per provided for in the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education, established by Resolution No. 05 of December 17, 2009.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.