Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39553
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielAraujo_MateusSilva_tcc.pdf4,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de experiência : restauração ecológica em área de cerrado e manejo de gramíneas exóticas
Autor(es): Araújo, Gabriel de Souza Dantas Amorim
Silva, Mateus Lopes dos Santos Pereira da
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Cerrado - plantas nativas
Restauração ecológica
Gramínea
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 15-Ago-2024
Referência: ARAÚJO, Gabriel de Souza Dantas Amorim; SILVA, Mateus Lopes dos Santos Pereira da. Relato de experiência: restauração ecológica em área de cerrado e manejo de gramíneas exóticas. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho discorre acerca da execução de restauração ecológica em área de cerrado na Floresta Nacional de Brasília e as respectivas técnicas utilizadas, além dos desafios enfrentados ao longo do processo e os resultados obtidos por meio da avaliação dos indicadores ecológicos. O maior desafio encontrado ao longo do processo de restauração foi o manejo das principais espécies de gramíneas exóticas invasoras e controle populacional de formigas cortadeiras, com a finalidade de cercear as fontes de degradação e permitir que o Cerrado retorne a área com vigor. Para tal fez-se necessária a remoção da biomassa vegetal presente na área com a utilização de queimada controlada, seguida da ação intensa de revolvimento de solo tornando a área promissora à reintrodução de espécies nativas utilizando-se da técnica de semeadura direta seguida de monitoramento do desenvolvimento dos indivíduos introduzidos ao talhão em recuperação. O monitoramento se deu por meio da aferição do nível de desenvolvimento das plantas, diversidade de espécies e avaliação de cobertura de solo, sendo realizados levantamentos quali-quantitativos a partir dos quais se obtiveram dados para a melhor tomada de decisão acerca das estratégias de manejo a serem adotadas. O resultado mostrou-se bastante satisfatório, uma vez que 5 dos 8 indicadores ecológicos da Nota Técnica 01/2018 (IBRAM 2018) já foram atendidos, restando apenas 3 que estão em desenvolvimento para atender à Nota Técnica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.