Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Regina Vieira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Regina Vieira da. Apropriações da inteligência artificial para a escrita acadêmica: da tendência geral de uso por graduandos às causas e medidas de prevenção na percepção de estudantes de pedagogia. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia é um estudo exploratório acerca dos usos da Inteligência Artificial (IA) para a
escrita, de forma a compreender criticamente as frequências e tendências de apropriação da
inteligência artificial na escrita por graduandos da UnB, destacando de modo específicos as
percepções de estudantes de Pedagogia quanto as causas para a sua utilização e as medidas de
prevenção ao uso. A produção de textos escritos é uma atividade recorrente no cotidiano
escolar, algo que se pratica, inclusive, durante a graduação, apesar disso, muitos ainda sentem
uma imensa dificuldade em organizar textos e em ler artigos científicos (Alves; Moura, 2016).
Com o avanço de tecnologias computacionais, atualmente é possível usar programas que geram
textos prontos sobre determinados assuntos e usá-los como se fossem de autoria própria (Boa
Sorte et al., 2021; Gomes, 2010; Batista, 2018). Para obter os dados necessários para a pesquisa,
foi realizado um questionário on-line, que teve como público-alvo estudantes da UnB e, de
forma posterior ao questionário, realizou-se uma entrevista semiestruturada com estudantes de
pedagogia. Suas respostas foram analisadas conforme a metodologia de análise de conteúdo
(Bardin, 2011). Foram obtidas 43 respostas ao questionário, destas, 25 foram de estudantes de
pedagogia e os demais, de diversos outros cursos. Com relação aos dados gerais do perfil dos
respondentes e para melhor discussão das informações, foram exploradas as entrevistas de seis
graduandos do curso de Pedagogia. Com a análise das respostas, foi possível concluir que o uso
da Inteligência Artificial generativa de textos vem da falta de tempo e das muitas demandas de
trabalhos da faculdade. Entre as medidas de prevenção mais citadas nas entrevistas, ao uso
eventualmente indevido da IA generativa para escrita, foram: a revisão do trabalho (da parte do
estudante) e a proposta de cursos e atividades na UnB voltadas às tecnologias digitais e
letramento. Dessa forma, é importante pensar no curso de pedagogia como formador de futuros
docentes, que têm como função alfabetizar nos inúmeros contextos, inclusive o digital.
Portanto, é importante refletir se o uso da IA interfere na apropriação de conteúdos necessários
para a demanda do pedagogo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção textual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.title | Apropriações da inteligência artificial para a escrita acadêmica : da tendência geral de uso por graduandos às causas e medidas de prevenção na percepção de estudantes de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T18:08:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T18:08:38Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39537 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph is an exploratory study about the use of Artificial Intelligence (AI) in writing,
to critically understand the frequencies and trends of appropriation of artificial intelligence in
writing by undergraduates at UnB, specifically highlighting the perceptions of Pedagogy
students regarding the causes for its use and measures to prevent misuse. The production of
written texts is a recurring activity in everyday school life, something that is even practiced
during undergraduate studies, yet many still find it extremely difficult to organize texts and read
scientific articles (Alves; Moura, 2016). With the advance of computer technologies, it is now
possible to use programs that generate ready-made texts on certain subjects and use them as if
they were your own (Boa Sorte et al., 2021; Gomes, 2010; Batista, 2018). To obtain the data
needed for the research, an online questionnaire was carried out, targeting UnB students and,
following the questionnaire, a semi-structured interview was carried out with pedagogy
students. Their responses were analyzed using the content analysis methodology (Bardin,
2011). A total of 43 responses to the questionnaire were obtained, of which 25 were from
pedagogy students and the rest from various other courses. With regard to the general data on
the profile of the respondents and in order to better discuss the information, the interviews of
six undergraduate Pedagogy students were explored. An analysis of the responses showed that
the use of generative Artificial Intelligence for texts is due to a lack of time and the many
demands of university work. Among the preventative measures most often cited in the
interviews for the possible misuse of generative AI for writing were: reviewing the work (on
the part of the student) and proposing courses and activities at UnB focused on digital
technologies and literacy. In this way, it's important to think of the pedagogy course as a training
ground for future teachers, whose job it is to teach literacy in a variety of contexts, including
digital literacy. Therefore, it is important to reflect on whether the use of AI interferes with the
appropriation of content necessary for the pedagogue's demands. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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