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dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorSilva, Maria Regina Vieira da-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Regina Vieira da. Apropriações da inteligência artificial para a escrita acadêmica: da tendência geral de uso por graduandos às causas e medidas de prevenção na percepção de estudantes de pedagogia. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é um estudo exploratório acerca dos usos da Inteligência Artificial (IA) para a escrita, de forma a compreender criticamente as frequências e tendências de apropriação da inteligência artificial na escrita por graduandos da UnB, destacando de modo específicos as percepções de estudantes de Pedagogia quanto as causas para a sua utilização e as medidas de prevenção ao uso. A produção de textos escritos é uma atividade recorrente no cotidiano escolar, algo que se pratica, inclusive, durante a graduação, apesar disso, muitos ainda sentem uma imensa dificuldade em organizar textos e em ler artigos científicos (Alves; Moura, 2016). Com o avanço de tecnologias computacionais, atualmente é possível usar programas que geram textos prontos sobre determinados assuntos e usá-los como se fossem de autoria própria (Boa Sorte et al., 2021; Gomes, 2010; Batista, 2018). Para obter os dados necessários para a pesquisa, foi realizado um questionário on-line, que teve como público-alvo estudantes da UnB e, de forma posterior ao questionário, realizou-se uma entrevista semiestruturada com estudantes de pedagogia. Suas respostas foram analisadas conforme a metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Foram obtidas 43 respostas ao questionário, destas, 25 foram de estudantes de pedagogia e os demais, de diversos outros cursos. Com relação aos dados gerais do perfil dos respondentes e para melhor discussão das informações, foram exploradas as entrevistas de seis graduandos do curso de Pedagogia. Com a análise das respostas, foi possível concluir que o uso da Inteligência Artificial generativa de textos vem da falta de tempo e das muitas demandas de trabalhos da faculdade. Entre as medidas de prevenção mais citadas nas entrevistas, ao uso eventualmente indevido da IA generativa para escrita, foram: a revisão do trabalho (da parte do estudante) e a proposta de cursos e atividades na UnB voltadas às tecnologias digitais e letramento. Dessa forma, é importante pensar no curso de pedagogia como formador de futuros docentes, que têm como função alfabetizar nos inúmeros contextos, inclusive o digital. Portanto, é importante refletir se o uso da IA interfere na apropriação de conteúdos necessários para a demanda do pedagogo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordProdução textualpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEscrita acadêmicapt_BR
dc.titleApropriações da inteligência artificial para a escrita acadêmica : da tendência geral de uso por graduandos às causas e medidas de prevenção na percepção de estudantes de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T18:08:38Z-
dc.date.available2024-08-14T18:08:38Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39537-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph is an exploratory study about the use of Artificial Intelligence (AI) in writing, to critically understand the frequencies and trends of appropriation of artificial intelligence in writing by undergraduates at UnB, specifically highlighting the perceptions of Pedagogy students regarding the causes for its use and measures to prevent misuse. The production of written texts is a recurring activity in everyday school life, something that is even practiced during undergraduate studies, yet many still find it extremely difficult to organize texts and read scientific articles (Alves; Moura, 2016). With the advance of computer technologies, it is now possible to use programs that generate ready-made texts on certain subjects and use them as if they were your own (Boa Sorte et al., 2021; Gomes, 2010; Batista, 2018). To obtain the data needed for the research, an online questionnaire was carried out, targeting UnB students and, following the questionnaire, a semi-structured interview was carried out with pedagogy students. Their responses were analyzed using the content analysis methodology (Bardin, 2011). A total of 43 responses to the questionnaire were obtained, of which 25 were from pedagogy students and the rest from various other courses. With regard to the general data on the profile of the respondents and in order to better discuss the information, the interviews of six undergraduate Pedagogy students were explored. An analysis of the responses showed that the use of generative Artificial Intelligence for texts is due to a lack of time and the many demands of university work. Among the preventative measures most often cited in the interviews for the possible misuse of generative AI for writing were: reviewing the work (on the part of the student) and proposing courses and activities at UnB focused on digital technologies and literacy. In this way, it's important to think of the pedagogy course as a training ground for future teachers, whose job it is to teach literacy in a variety of contexts, including digital literacy. Therefore, it is important to reflect on whether the use of AI interferes with the appropriation of content necessary for the pedagogue's demands.pt_BR
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