Título: | Aspectos do desenvolvimento evidenciados no desenho infantil |
Autor(es): | Carmo, Maria Eduarda Almeida do Carmo |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Desenvolvimento infantil Desenho infantil Educação infantil Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Ago-2024 |
Referência: | LAURO, Maria Eduarda Almeida do Carmo. Aspectos do desenvolvimento evidenciados no desenho infantil. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa exploratória mostra, com base nos estudos de base psicogenética de
Wallon sobre o desenvolvimento infantil e nos de Luquet sobre o desenho infantil,
que aspectos do desenvolvimento infantil podem ser percebidos por meio dos
desenhos produzidos pelas crianças. Observando teoricamente as mudanças entre
os estágios nomeados por Wallon de personalismo e categorial e entre as fases do
realismo falhado e do realismo intelectual de Luquet, fica evidente a evolução na
formação de conceitos pelas crianças, na sua compreensão de relações entre os
elementos desenhados, assim como na coordenação motora fina e na atenção.
Como meio de verificar as correlações entre as teorias, foi feito um estudo de campo
com crianças a fim de analisar seus desenhos. Ver os desenhos infantis a partir de
uma base teórica da Psicologia e a partir de análises cuidadosas dos mesmos, de
modo a reunir teoria e prática, enriquece o trabalho dos educadores ampliando seu
olhar para uma prática tão comum nas escolas e tornando sua atuação mais efetiva
para os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantis. |
Abstract: | This exploratory research shows, based on Wallon's psychogenetic studies of child
development and Luquet's studies of children's drawings, that aspects of child
development can be perceived through the drawings produced by children. By
theoretically observing the changes between Wallon's stages of personalism and
categorization and between Luquet's stages of failed realism and intellectual realism,
it is clear the evolution in the children's formation of concepts, in their understanding
of the relationships between the elements drawn, as well as in their fine motor
coordination and attention. As a means of verifying the correlations between the
theories, a field study was carried out with children to analyze their drawings. Viewing
children's drawings from a theoretical basis in psychology and from careful analyses
of them to bring together theory and practice enriches the work of educators,
broadening their view of a practice that is so common in schools and making their
work more effective for children's learning and development processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.