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Título: Aspectos do desenvolvimento evidenciados no desenho infantil
Autor(es): Carmo, Maria Eduarda Almeida do Carmo
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Desenvolvimento infantil
Desenho infantil
Educação infantil
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: LAURO, Maria Eduarda Almeida do Carmo. Aspectos do desenvolvimento evidenciados no desenho infantil. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa exploratória mostra, com base nos estudos de base psicogenética de Wallon sobre o desenvolvimento infantil e nos de Luquet sobre o desenho infantil, que aspectos do desenvolvimento infantil podem ser percebidos por meio dos desenhos produzidos pelas crianças. Observando teoricamente as mudanças entre os estágios nomeados por Wallon de personalismo e categorial e entre as fases do realismo falhado e do realismo intelectual de Luquet, fica evidente a evolução na formação de conceitos pelas crianças, na sua compreensão de relações entre os elementos desenhados, assim como na coordenação motora fina e na atenção. Como meio de verificar as correlações entre as teorias, foi feito um estudo de campo com crianças a fim de analisar seus desenhos. Ver os desenhos infantis a partir de uma base teórica da Psicologia e a partir de análises cuidadosas dos mesmos, de modo a reunir teoria e prática, enriquece o trabalho dos educadores ampliando seu olhar para uma prática tão comum nas escolas e tornando sua atuação mais efetiva para os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantis.
Abstract: This exploratory research shows, based on Wallon's psychogenetic studies of child development and Luquet's studies of children's drawings, that aspects of child development can be perceived through the drawings produced by children. By theoretically observing the changes between Wallon's stages of personalism and categorization and between Luquet's stages of failed realism and intellectual realism, it is clear the evolution in the children's formation of concepts, in their understanding of the relationships between the elements drawn, as well as in their fine motor coordination and attention. As a means of verifying the correlations between the theories, a field study was carried out with children to analyze their drawings. Viewing children's drawings from a theoretical basis in psychology and from careful analyses of them to bring together theory and practice enriches the work of educators, broadening their view of a practice that is so common in schools and making their work more effective for children's learning and development processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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