Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuisaAntunesOliveira_tcc.pdf247,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A saúde mental de adolescentes e o uso excessivo de smartphones : reflexões a partir da teoria da subjetividade de González Rey
Autor(es): Oliveira, Luísa Antunes
Orientador(es): Goulart, Daniel Magalhães
Assunto: Adolescentes
Dependência de redes sociais online
Adolescentes - saúde mental
Educação - efeito das inovações tecnológicas
Subjetividade - educação
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Luísa Antunes. A saúde mental de adolescentes e o uso excessivo de smartphones: reflexões a partir da teoria da subjetividade de González Rey. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda a relação entre o uso excessivo de smartphones por adolescentes e os impactos na saúde mental, explorando as contribuições da Teoria da Subjetividade em uma abordagem histórico-cultural de González Rey para pensar este tema. Primeiramente, por se tratar de um trabalho de conclusão de curso de pedagogia, é apresentado um memorial descritivo sobre a trajetória escolar e acadêmica da autora. Posteriormente, a pesquisa abrange uma revisão da literatura, explorando estudos que analisam os principais impactos das novas tecnologias na saúde dos adolescentes, considerando que os smartphones são a principal ferramenta de acesso à internet e mídias sociais atualmente. No capítulo seguinte, é apresentada de forma sintética a Teoria da Subjetividade e alguns de seus desdobramentos para pensar a temática abordada. Os resultados evidenciam implicações físicas e psicológicas associadas ao uso inadequado e sem orientação do celular. Ademais, entre os aspectos abordados, destacam-se a influência das mídias digitais na construção da identidade dos jovens, a predisposição ao surgimento de quadros de ansiedade e depressão, a existência de uma dependência tecnológica e a nomofobia como um transtorno contemporâneo. Sob a ótica da Teoria da Subjetividade, destaca-se a importância do desenvolvimento subjetivo, a partir da emergência de agentes e sujeitos, o que implica pensar alternativas à dependência do uso intensivo de smartphones por adolescentes. Reflexões sobre intervenções e alternativas possíveis são apresentadas, buscando estratégias eficazes que promovam uma relação equilibrada e consciente com os smartphones e as tecnologias na era digital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.