Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRibeiroAlmeidaSantos_tcc.pdf401,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música enquanto potencial humano e educativo : experiências e perspectivas de um músico-educador
Autor(es): Santos, Lucas Ribeiro de Almeida
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação musical
Educação infantil
Cultura musical
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: SANTOS, Lucas Ribeiro de Almeida. A música enquanto potencial humano e educativo: experiências e perspectivas de um músico-educador. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O seguinte trabalho pretende explorar e abordar, a partir da perspectiva e trajetória do autor, o potencial contido na música enquanto expressão do ser humano e ferramenta educativa. A princípio, dialogando com a perspectiva de Blacking, que defende que música e musicalidade são expressões intrínsecas ao ser humano, compreender que essa relação passa pelos sentidos, pela comunicação e pela afetividade do sujeito. Posteriormente, analisar a música para o ser cultural, auxiliado pela produção de Pederiva e Pacheco, compreender de que formas ela age na comunidade, nos sujeitos, na transmissão, manutenção e transformação da cultura popular. Por fim, apresentar o Projeto musicalize como fruto dessas reflexões e como proposta de trabalho didático e pedagógico, para que o ensino da música seja capaz de abordar e trabalhar essas questões debatidas no texto.
Abstract: The present academic work intends to explore and approach, from the author's perspective and trajectory, the music's potential as an expression of the human being and as an educational tool. At first, dialoguing with Blacking's perspective, which argues that music and musicality are intrinsic expressions to human beings, understanding that this relation passes through the senses, the communication and the affectivity of the being. Subsequently, it analyzes the music for the cultural being, supported by the production of Pederiva and Pacheco, understanding in which ways it acts in the community, in the subjects, in the transmission, maintenance and transformation of the popular culture.Finally, it presents the Musicalize Project as a result from these reflections and as a proposal for a didactic and pedagogical work, so that music teaching is able to approach and develop all of these questions discussed in the text.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.