Título: | A música enquanto potencial humano e educativo : experiências e perspectivas de um músico-educador |
Autor(es): | Santos, Lucas Ribeiro de Almeida |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Educação musical Educação infantil Cultura musical |
Data de apresentação: | 17-Fev-2023 |
Data de publicação: | 14-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Lucas Ribeiro de Almeida. A música enquanto potencial humano e educativo: experiências e perspectivas de um músico-educador. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O seguinte trabalho pretende explorar e abordar, a partir da perspectiva e trajetória
do autor, o potencial contido na música enquanto expressão do ser humano e
ferramenta educativa. A princípio, dialogando com a perspectiva de Blacking, que
defende que música e musicalidade são expressões intrínsecas ao ser humano,
compreender que essa relação passa pelos sentidos, pela comunicação e pela
afetividade do sujeito. Posteriormente, analisar a música para o ser cultural, auxiliado
pela produção de Pederiva e Pacheco, compreender de que formas ela age na
comunidade, nos sujeitos, na transmissão, manutenção e transformação da cultura
popular. Por fim, apresentar o Projeto musicalize como fruto dessas reflexões e como
proposta de trabalho didático e pedagógico, para que o ensino da música seja capaz
de abordar e trabalhar essas questões debatidas no texto. |
Abstract: | The present academic work intends to explore and approach, from the author's
perspective and trajectory, the music's potential as an expression of the human being
and as an educational tool. At first, dialoguing with Blacking's perspective, which
argues that music and musicality are intrinsic expressions to human beings,
understanding that this relation passes through the senses, the communication and
the affectivity of the being. Subsequently, it analyzes the music for the cultural being,
supported by the production of Pederiva and Pacheco, understanding in which ways
it acts in the community, in the subjects, in the transmission, maintenance and
transformation of the popular culture.Finally, it presents the Musicalize Project as a
result from these reflections and as a proposal for a didactic and pedagogical work, so
that music teaching is able to approach and develop all of these questions discussed
in the text. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.