Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuanaBritoDeSouza_tcc.pdf345,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorSouza, Luana Brito de-
dc.identifier.citationSOUZA, Luana Brito de. Leitura: múltiplas perspectivas. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute diferentes concepções de leitura, destacando a importância de ampliar a visão tradicional que a associa à simples decifração de textos. Desse modo, estabelece a relação da leitura com o processo de aprendizagem, que desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento e na formação de crianças. Portanto, discute, no contexto brasileiro, a valorização da leitura e a sua importância como prática social que permite a produção de sentidos e percepções, estando relacionada à linguagem, à cultura e ao desenvolvimento crítico. Aborda, por fim, a falta de prioridade e seriedade do Estado em relação à educação e às políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProcesso comunicativopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordFormação criticapt_BR
dc.subject.keywordInterpretação de textospt_BR
dc.titleLeitura : múltiplas perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T11:17:17Z-
dc.date.available2024-08-14T11:17:17Z-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39503-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The article discusses different conceptions of reading, highlighting the importance of expanding the traditional view that associates it only with decoding texts. It establishes the relationship between reading and the learning process, which plays a fundamental role in knowledge construction and children's development. It discusses, in the Brazilian context, the value of reading and its significance as a social practice that allows for the production of meaning and perceptions, being connected to language, culture, and critical development. Finally, it addresses the lack of priority and seriousness by the State regarding education and public policies to promote reading in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.