Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Souza, Luana Brito de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luana Brito de. Leitura: múltiplas perspectivas. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute diferentes concepções de leitura, destacando a importância de
ampliar a visão tradicional que a associa à simples decifração de textos. Desse modo,
estabelece a relação da leitura com o processo de aprendizagem, que desempenha
um papel fundamental na construção do conhecimento e na formação de crianças.
Portanto, discute, no contexto brasileiro, a valorização da leitura e a sua importância
como prática social que permite a produção de sentidos e percepções, estando
relacionada à linguagem, à cultura e ao desenvolvimento crítico. Aborda, por fim, a
falta de prioridade e seriedade do Estado em relação à educação e às políticas
públicas de incentivo à leitura no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo comunicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação critica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interpretação de textos | pt_BR |
dc.title | Leitura : múltiplas perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T11:17:17Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T11:17:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39503 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article discusses different conceptions of reading, highlighting the importance of
expanding the traditional view that associates it only with decoding texts. It establishes
the relationship between reading and the learning process, which plays a fundamental
role in knowledge construction and children's development. It discusses, in the
Brazilian context, the value of reading and its significance as a social practice that
allows for the production of meaning and perceptions, being connected to language,
culture, and critical development. Finally, it addresses the lack of priority and
seriousness by the State regarding education and public policies to promote reading
in Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|