Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LorraneCostaBarrozo_tcc.pdf792,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorBarrozo, Lorrane Costa-
dc.identifier.citationBARROZO, Lorrane Costa. A formação do pedagogo gestor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, realizado por meio de revisão bibliográfica, busca compreender a relevância de componentes curriculares direcionados à Gestão Educacional na proposta do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. Os objetivos específicos desdobram-se em: compreender a presença da gestão na matriz curricular do curso de Pedagogia da UNB; analisar a proposta de formação do pedagogo gestor no curso de Pedagogia da UnB; e identificar a percepção dos estudantes sobre a importância da Gestão. A pesquisa revelou as diversas dimensões que a Gestão assumiu nos currículos ao longo da História da Educação do Brasil, assim como na UnB. As reformulações curriculares da Faculdade de Educação refletem uma busca por aprimoramento no processo formativo, visando preparar os alunos para desafios além da sala de aula. Em consonância com Nóvoa (2002), que advoga por uma formação que ultrapasse as fronteiras da sala de aula, abrangendo a compreensão dos processos de gestão e administração que permeiam a prática educativa. Contudo, a quantidade de disciplinas voltadas à Gestão Educacional e a carga horária ainda se mostram insuficientes para que os estudantes sintam-se preparados ou interessados em atuar na área.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo profissional - professorpt_BR
dc.titleA formação do pedagogo gestor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T18:19:37Z-
dc.date.available2024-08-13T18:19:37Z-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39501-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study, carried out through a bibliographical review, seeks to understand the relevance of curricular components aimed at Educational Management in the proposal for the Pedagogy course at the Faculty of Education. The specific objectives are: understanding the presence of management in the curricular matrix of the Pedagogy course at UNB; analyze the training proposal for the manager pedagogue in the Pedagogy course at UnB; and identify students' perception of the importance of Management. The research revealed the different dimensions that Management assumed in curricula throughout the History of Education in Brazil, as well as at UnB. The Faculty of Education's curricular reformulations reflect a search for improvement in the training process, aiming to prepare students for challenges beyond the classroom. In line with Nóvoa (2002), who advocates for training that goes beyond the boundaries of the classroom, encompassing the understanding of management and administration processes that permeate educational practice. However, the number of subjects focused on Educational Management and the workload are still insufficient for students to feel prepared or interested in working in the area.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.