Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IagoCostaSantos_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorSantos, Iago Costa-
dc.identifier.citationSANTOS, Iago Costa. Literatura infantil, emoção e imaginação: conhecendo a si e o mundo por meio das histórias. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender como os processos imaginativos e as emoções podem ser trabalhados a partir da literatura infantil com crianças de uma escola de anos iniciais de Brasília. Para tanto, tem como principais instrumentos a observação participante realizada em 2023 em uma Escola Classe de anos iniciais de Brasília/DF, na qual utilizou-se de registros diários do cotidiano escolar, a documentação ao analisar o Projeto Político Pedagógico e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Essas discussões resultaram em uma compreensão dos projetos e atividades desenvolvidos na Escola Classe que envolvem o uso da literatura infantil, assim como promoveu reflexões sobre a potencialidade das rodas de contação de histórias e da leitura do livro em voz alta, tendo como referência as experiências e relatos das educadoras, e momentos colhidos nos registros diários. Os principais autores que fundamentaram essas discussões foram: Vigotski (1999, 2009); González Rey (2003, 2014). A partir disso, tece atitudes que podem ser tomadas para a realização da contação de histórias, visando um maior entendimento sobre a significação desses momentos para a promoção da imaginação e dos processos emocionais das crianças. Por fim, refletiu sobre as possibilidades de utilização de obras literárias, propondo o encorajamento aos educadores para realizarem um exercício que os leve a sair da neutralidade em relação à seleção dos exemplares a serem disponibilizados às crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleLiteratura infantil, emoção e imaginação : conhecendo a si e o mundo por meio das históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T12:44:16Z-
dc.date.available2024-08-13T12:44:16Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39484-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this research was to understand how imaginative processes and emotions can be worked on through children's literature with children in a primary school in Brasília. To this end, the main instruments used were participant observation carried out in 2023 in a primary school in Brasília/DF, in which daily records of the school's daily routine were used, documentation when analyzing the Pedagogical Political Project and semi-structured interviews with three educators. These discussions resulted in an understanding of the projects and activities developed at the Class School that involve the use of children's literature, as well as promoting reflections on the potential of storytelling circles and reading the book aloud, with reference to the experiences and reports of the educators, and moments collected in the daily records. The main authors behind these discussions were: Vygotsky (1999, 2009); González Rey (2003, 2014). Based on this, it weaves attitudes that can be taken to carry out storytelling, aiming for a greater understanding of the significance of these moments for promoting children's imagination and emotional processes. Finally, it reflects on the possibilities of using literary works, proposing that educators be encouraged to carry out an exercise that leads them out of neutrality in relation to the selection of books to be made available to children.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.