Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Iago Costa | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Iago Costa. Literatura infantil, emoção e imaginação: conhecendo a si e o mundo por meio das histórias. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os processos imaginativos e as
emoções podem ser trabalhados a partir da literatura infantil com crianças de uma escola de
anos iniciais de Brasília. Para tanto, tem como principais instrumentos a observação
participante realizada em 2023 em uma Escola Classe de anos iniciais de Brasília/DF, na qual
utilizou-se de registros diários do cotidiano escolar, a documentação ao analisar o Projeto
Político Pedagógico e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Essas discussões
resultaram em uma compreensão dos projetos e atividades desenvolvidos na Escola Classe que
envolvem o uso da literatura infantil, assim como promoveu reflexões sobre a potencialidade
das rodas de contação de histórias e da leitura do livro em voz alta, tendo como referência as
experiências e relatos das educadoras, e momentos colhidos nos registros diários. Os principais
autores que fundamentaram essas discussões foram: Vigotski (1999, 2009); González Rey
(2003, 2014). A partir disso, tece atitudes que podem ser tomadas para a realização da contação
de histórias, visando um maior entendimento sobre a significação desses momentos para a
promoção da imaginação e dos processos emocionais das crianças. Por fim, refletiu sobre as
possibilidades de utilização de obras literárias, propondo o encorajamento aos educadores para
realizarem um exercício que os leve a sair da neutralidade em relação à seleção dos exemplares
a serem disponibilizados às crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil, emoção e imaginação : conhecendo a si e o mundo por meio das histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T12:44:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T12:44:16Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39484 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this research was to understand how imaginative processes and emotions can be
worked on through children's literature with children in a primary school in Brasília. To this
end, the main instruments used were participant observation carried out in 2023 in a primary
school in Brasília/DF, in which daily records of the school's daily routine were used,
documentation when analyzing the Pedagogical Political Project and semi-structured
interviews with three educators. These discussions resulted in an understanding of the projects
and activities developed at the Class School that involve the use of children's literature, as well
as promoting reflections on the potential of storytelling circles and reading the book aloud, with
reference to the experiences and reports of the educators, and moments collected in the daily
records. The main authors behind these discussions were: Vygotsky (1999, 2009); González
Rey (2003, 2014). Based on this, it weaves attitudes that can be taken to carry out storytelling,
aiming for a greater understanding of the significance of these moments for promoting
children's imagination and emotional processes. Finally, it reflects on the possibilities of using
literary works, proposing that educators be encouraged to carry out an exercise that leads them
out of neutrality in relation to the selection of books to be made available to children. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|