Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Tavares, Giovanna Isabelle Medeiros | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Giovanna Isabelle Medeiros. Avaliação e projeto político-pedagógico: recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmico. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na
Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e articula-se
às produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa de Avaliação e Organização do
Trabalho Pedagógico (GEPA). O objetivo geral consiste em compreender a
concepção e o lugar da avaliação nos Projetos Político-Pedagógicos, de 2023, em três
escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, no período pós-pandêmico. O
qual se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: a) discutir sobre o Projeto
Político-Pedagógico, Gestão Democrática e a avaliação em uma perspectiva de
defesa da educação; b) identificar o lugar da avaliação em cada um dos Projetos
Político-Pedagógicos analisados; e c) analisar os Projetos Político-Pedagógicos e
refletir sobre a articulação entre a avaliação e as recomposições das aprendizagens
em período pós-pandêmico. Para tanto, foi realizada pesquisa de abordagem
qualitativa e utilizou-se da análise documental e bibliográfica. Os dados foram
levantados a partir da análise de três Projetos Político-Pedagógicos, de escolas do
Distrito Federal, sendo duas Escolas-Classes, localizadas em Taguatinga e uma de
Educação Infantil, localizada em Sobradinho. O referencial teórico se sustenta em
Luckesi (2000); Veiga (2002, 2009, 2013) e Villas Boas (2012). Os resultados revelam
a utilização, preferencialmente, da avaliação com intenção formativa pelas escolas, a
qual se compromete com a aprendizagem de todos. Ademais, apesar da pouca
especificação sobre o termo “recomposição das aprendizagens” em seus Projetos
Político-Pedagógicos, trazem neles recursos avaliativos que levam a projetos e
estratégias que visam auxiliar nessa recomposição, diante do período pós-pandêmico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-pandemia covid 19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.title | Avaliação e projeto político-pedagógico : recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:33:20Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:33:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39478 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was conducted as part of the Pedagogy degree at the University of
Brasília, serving as the Final Paper (TCC). It aligns with the works carried out by the
Research Group on Evaluation and Organization of Pedagogical Work (GEPA). The
main goal was to comprehend the conception and role of assessment in the political pedagogical projects of 2023 in three public schools in the Federal District during the
post-pandemic period. This was further developed into the following specific
objectives: a) to discuss the Pedagogical Political Project, Democratic Management,
and assessment from a perspective advocating for education; b) to identify the place
of assessment in each of the analyzed pedagogical political projects; and c) to analyze
the pedagogical political projects and reflect on the connection between assessment
and the reconfigurations of learning in the post-pandemic period. To achieve this, a
qualitative research approach was employed, using documentary and bibliographic
analysis. Data were collected through the examination of three Pedagogical Political
Projects from schools in the Federal District, two in Basic Education located in
Taguatinga, and one in Early Childhood Education located in Sobradinho. The
theoretical framework draws from Luckesi (2000), Veiga (2002, 2009, 2013), and Villas
Boas (2012). The results reveal a preference for formative assessment by the schools,
emphasizing assessment for learning. Furthermore, despite the limited specification of
the term "recomposition of learning" in their Pedagogical Political Projects, they
incorporate evaluative resources aimed at projects and strategies to assist in this
recomposition, especially in the post-pandemic period. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|