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dc.contributor.advisorMorais, Lucimara Gomes Oliveira de-
dc.contributor.authorTavares, Giovanna Isabelle Medeiros-
dc.identifier.citationTAVARES, Giovanna Isabelle Medeiros. Avaliação e projeto político-pedagógico: recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmico. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa de Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (GEPA). O objetivo geral consiste em compreender a concepção e o lugar da avaliação nos Projetos Político-Pedagógicos, de 2023, em três escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, no período pós-pandêmico. O qual se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: a) discutir sobre o Projeto Político-Pedagógico, Gestão Democrática e a avaliação em uma perspectiva de defesa da educação; b) identificar o lugar da avaliação em cada um dos Projetos Político-Pedagógicos analisados; e c) analisar os Projetos Político-Pedagógicos e refletir sobre a articulação entre a avaliação e as recomposições das aprendizagens em período pós-pandêmico. Para tanto, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou-se da análise documental e bibliográfica. Os dados foram levantados a partir da análise de três Projetos Político-Pedagógicos, de escolas do Distrito Federal, sendo duas Escolas-Classes, localizadas em Taguatinga e uma de Educação Infantil, localizada em Sobradinho. O referencial teórico se sustenta em Luckesi (2000); Veiga (2002, 2009, 2013) e Villas Boas (2012). Os resultados revelam a utilização, preferencialmente, da avaliação com intenção formativa pelas escolas, a qual se compromete com a aprendizagem de todos. Ademais, apesar da pouca especificação sobre o termo “recomposição das aprendizagens” em seus Projetos Político-Pedagógicos, trazem neles recursos avaliativos que levam a projetos e estratégias que visam auxiliar nessa recomposição, diante do período pós-pandêmico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPós-pandemia covid 19pt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleAvaliação e projeto político-pedagógico : recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T18:33:20Z-
dc.date.available2024-08-12T18:33:20Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39478-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research was conducted as part of the Pedagogy degree at the University of Brasília, serving as the Final Paper (TCC). It aligns with the works carried out by the Research Group on Evaluation and Organization of Pedagogical Work (GEPA). The main goal was to comprehend the conception and role of assessment in the political pedagogical projects of 2023 in three public schools in the Federal District during the post-pandemic period. This was further developed into the following specific objectives: a) to discuss the Pedagogical Political Project, Democratic Management, and assessment from a perspective advocating for education; b) to identify the place of assessment in each of the analyzed pedagogical political projects; and c) to analyze the pedagogical political projects and reflect on the connection between assessment and the reconfigurations of learning in the post-pandemic period. To achieve this, a qualitative research approach was employed, using documentary and bibliographic analysis. Data were collected through the examination of three Pedagogical Political Projects from schools in the Federal District, two in Basic Education located in Taguatinga, and one in Early Childhood Education located in Sobradinho. The theoretical framework draws from Luckesi (2000), Veiga (2002, 2009, 2013), and Villas Boas (2012). The results reveal a preference for formative assessment by the schools, emphasizing assessment for learning. Furthermore, despite the limited specification of the term "recomposition of learning" in their Pedagogical Political Projects, they incorporate evaluative resources aimed at projects and strategies to assist in this recomposition, especially in the post-pandemic period.pt_BR
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