Título: | Aprendizagens docentes no estágio supervisionado em educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Santos, Catharina Couto dos |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Estágios supervisionados Educação infantil Estudantes - formação Estudantes universitários - Pedagogia |
Data de apresentação: | 17-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Catharina Couto dos. Aprendizagens docentes no estágio supervisionado em educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2023. 34 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O que aprendem os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade
de Brasília no Estágio Supervisionado em Educação Infantil? A questão conduziu esta
investigação documental e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Realizou-se a
análise de um plano de ensino da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação
Infantil do semestre 2.2021 e 15 relatórios de conclusão de estágio correspondentes ao
mesmo semestre e ao 1.2021. Os conceitos teóricos abordados foram: aprendizagem
docente; saberes docentes; estágio docente; e educação infantil, estes foram embasados na
legislação e teóricos como Tardiff (2002), Cavaton (2000), Pimenta (1999) e outros. Os
resultados revelaram que os estagiários aprendem a planejar e avaliar o fazer docente,
observando e participando de situações vivenciadas no espaço educativo, através de
proposição de atividades e interação com crianças, professores e toda a comunidade
educativa, contribuindo para formação de um professor reflexivo, crítico e que se
apropriou de elementos necessários para o fazer docente. |
Abstract: | What do students on the Pedagogy course at the University of Brasília learn in the
Supervised Internship in Early Childhood Education? The question converted this
documentary and exploratory investigation, with a qualitative approach. An analysis was
carried out of a teaching plan for the Supervised Internship in Early Childhood Education
discipline for the semester 2.2021 and 15 internship completion reports corresponding to the
same semester and the 1.2021. The theoretical concepts covered were: teacher learning;
teaching knowledge; teaching internship; and early childhood education, these were based on
legislation and theories such as Tardiff (2002), Cavaton (2000), Pimenta (1999) and others.
The results revealed that the interns learned to plan and evaluate teaching, observing and
participating in situations experienced in the educational space, through proposing activities
and interacting with children, teachers and the entire educational community, contributing to
the formation of a reflective teacher, critical and which appropriates elements necessary for
teaching. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.