Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CatharinaCoutoDosSantos_tcc.pdf355,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagens docentes no estágio supervisionado em educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Catharina Couto dos
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Estágios supervisionados
Educação infantil
Estudantes - formação
Estudantes universitários - Pedagogia
Data de apresentação: 17-Dez-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: SANTOS, Catharina Couto dos. Aprendizagens docentes no estágio supervisionado em educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2023. 34 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O que aprendem os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília no Estágio Supervisionado em Educação Infantil? A questão conduziu esta investigação documental e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Realizou-se a análise de um plano de ensino da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil do semestre 2.2021 e 15 relatórios de conclusão de estágio correspondentes ao mesmo semestre e ao 1.2021. Os conceitos teóricos abordados foram: aprendizagem docente; saberes docentes; estágio docente; e educação infantil, estes foram embasados na legislação e teóricos como Tardiff (2002), Cavaton (2000), Pimenta (1999) e outros. Os resultados revelaram que os estagiários aprendem a planejar e avaliar o fazer docente, observando e participando de situações vivenciadas no espaço educativo, através de proposição de atividades e interação com crianças, professores e toda a comunidade educativa, contribuindo para formação de um professor reflexivo, crítico e que se apropriou de elementos necessários para o fazer docente.
Abstract: What do students on the Pedagogy course at the University of Brasília learn in the Supervised Internship in Early Childhood Education? The question converted this documentary and exploratory investigation, with a qualitative approach. An analysis was carried out of a teaching plan for the Supervised Internship in Early Childhood Education discipline for the semester 2.2021 and 15 internship completion reports corresponding to the same semester and the 1.2021. The theoretical concepts covered were: teacher learning; teaching knowledge; teaching internship; and early childhood education, these were based on legislation and theories such as Tardiff (2002), Cavaton (2000), Pimenta (1999) and others. The results revealed that the interns learned to plan and evaluate teaching, observing and participating in situations experienced in the educational space, through proposing activities and interacting with children, teachers and the entire educational community, contributing to the formation of a reflective teacher, critical and which appropriates elements necessary for teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.