Título: | Discalculia : aspectos, identificação e práticas |
Autor(es): | Braga, Gabrielle Castelo Branco |
Orientador(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Assunto: | Discalculia Matemática - dificuldades de aprendizagem Teste Zareki-R Dificuldades escolares |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | BRAGA, Gabrielle Castelo Branco. Discalculia: aspectos, identificação e práticas. 2023. 46 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A discalculia é considerada um desafio significativo no campo da Educação Matemática,
caracterizando-se por dificuldades persistentes na compreensão e manipulação de conceitos
matemáticos. Este artigo tem por principais objetivos produzir uma descrição detalhada do
conceito de discalculia, explorando sua definição, diagnóstico e formas de identificação em
crianças em idade escolar; evidenciar testes para diagnóstico, como a bateria de testes Zareki R enquanto ferramentas nesse processo de distinção entre a dificuldade em matemática e a
discalculia; expor metodologias de ensino e por fim apresentar três formas distintas de
intervenção O estudo, conduzido por meio de uma abordagem teórica, envolveu a análise de
pesquisas acadêmicas provenientes dos campos da Educação Matemática, saúde, neurociência
e psicologia. Estruturado como uma revisão bibliográfica o texto explora diversas perspectivas
acerca da discalculia, destacando concepções variadas do transtorno, finalizando com propostas
de intervenção a partir da prática de atividades lúdicas, formação continuada de professores e
de estratégias em sala de aula. |
Abstract: | Dyscalculia is considered a significant challenge in the field of Mathematics Education,
characterized by persistent difficulties in understanding and manipulating mathematical
concepts. The main objectives of this article are to produce a detailed description of the concept
of dyscalculia, exploring its definition, diagnosis and forms of identification in school-age
children; evidence of diagnostic tests, such as the Zareki-R battery of tests, as tools in this
process distinguishing between difficulty in mathematics and dyscalculia; expose teaching
methodologies and finally present three distinct forms of intervention. The study, conducted
through a theoretical approach, involved the analysis of academic research from the fields of
Mathematics Education, health, neuroscience and psychology. The text, structured as a
literature review, explores several perspectives on dyscalculia, highlighting various conceptions
of the disorder, ending with proposals for intervention based on the practice of playful activities,
continuing training of teachers and classroom strategies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.