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Título: Discalculia : aspectos, identificação e práticas
Autor(es): Braga, Gabrielle Castelo Branco
Orientador(es): Vieira, Lygianne Batista
Assunto: Discalculia
Matemática - dificuldades de aprendizagem
Teste Zareki-R
Dificuldades escolares
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: BRAGA, Gabrielle Castelo Branco. Discalculia: aspectos, identificação e práticas. 2023. 46 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A discalculia é considerada um desafio significativo no campo da Educação Matemática, caracterizando-se por dificuldades persistentes na compreensão e manipulação de conceitos matemáticos. Este artigo tem por principais objetivos produzir uma descrição detalhada do conceito de discalculia, explorando sua definição, diagnóstico e formas de identificação em crianças em idade escolar; evidenciar testes para diagnóstico, como a bateria de testes Zareki R enquanto ferramentas nesse processo de distinção entre a dificuldade em matemática e a discalculia; expor metodologias de ensino e por fim apresentar três formas distintas de intervenção O estudo, conduzido por meio de uma abordagem teórica, envolveu a análise de pesquisas acadêmicas provenientes dos campos da Educação Matemática, saúde, neurociência e psicologia. Estruturado como uma revisão bibliográfica o texto explora diversas perspectivas acerca da discalculia, destacando concepções variadas do transtorno, finalizando com propostas de intervenção a partir da prática de atividades lúdicas, formação continuada de professores e de estratégias em sala de aula.
Abstract: Dyscalculia is considered a significant challenge in the field of Mathematics Education, characterized by persistent difficulties in understanding and manipulating mathematical concepts. The main objectives of this article are to produce a detailed description of the concept of dyscalculia, exploring its definition, diagnosis and forms of identification in school-age children; evidence of diagnostic tests, such as the Zareki-R battery of tests, as tools in this process distinguishing between difficulty in mathematics and dyscalculia; expose teaching methodologies and finally present three distinct forms of intervention. The study, conducted through a theoretical approach, involved the analysis of academic research from the fields of Mathematics Education, health, neuroscience and psychology. The text, structured as a literature review, explores several perspectives on dyscalculia, highlighting various conceptions of the disorder, ending with proposals for intervention based on the practice of playful activities, continuing training of teachers and classroom strategies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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