Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarinArielaRodriguesMaynhone_tcc.pdf339,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “PS : sempre lembre por favor de mim” reflexões sobre a escola contemporânea a partir de experiências de um estágio não curricular
Autor(es): Maynhone, Carin Ariela Rodrigues
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Neoliberalismo
Pedagogos - formação
Saúde e trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: MAYNHONE, Carin Ariela Rodrigues. “PS: sempre lembre por favor de mim” reflexões sobre a escola contemporânea a partir de experiências de um estágio não curricular. 2023. 48 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Ao longo de dois anos de estágio não curricular, no pós pandemia, conheci a escola e seus desafios, senti o que é ser docente no contexto contemporâneo, no qual sociedade e escola estão imersas na racionalidade neoliberal e suas consequências no processo de subjetivação política de professores e alunos. A partir disso, senti necessidade de parar e principiar a investigação das minhas experiências, organizando-as e dando sentido a elas. Assim, surgiu o presente trabalho final de conclusão de curso, o qual tem como objetivo identificar e refletir, a partir de experiências de estágios escolares não obrigatórios, situações desafiadoras no dia a dia da escola, pensando em uma rotina escolar emocionalmente saudável para todos. Para tanto, escolhi cinco situações vivenciadas as quais são narradas, como em uma contação de histórias e refletidas a partir do diálogo com Walter Benjamim, Jorge Larrosa, Bernard Charlot, Flávia Beleza, Sandra Almeida, Viviane Legnani e Lev Vigotski. Por fim, percebi a existência de uma cultura escolar, independente das peculiaridades das escolas, que perpetuam valores neoliberais, que determinam a realidade da escola, sendo essa cultura o reflexo das pessoas que a compõe. Assim como, a importância da escola na promoção de um ambiente emocionalmente saudável, coletivo, plural, onde a palavra possa circular e os sujeitos possam se constituírem de forma mais integral.
Abstract: Over the course of two years of non-curricular internship, in the post-pandemic period, I got to know the school and its challenges, I felt what it is like to be a teacher in the contemporary context, in which society and school are immersed in neoliberal rationality and its consequences in the process of political subjectivation of teachers and students. From this, I felt the need to stop and start investigating my experiences, organizing them and making sense of them. Thus, the present final course completion work emerged, which aims to identify and reflect, from experiences of non-mandatory school internships, challenging situations in the day-to-day life of the school, thinking about an emotionally healthy school routine for everyone. To this end, I chose five experienced situations that are narrated, as in a storytelling and reflected from the dialogue with Walter Benjamin, Jorge Larrosa, Bernard Charlot, Flávia Beleza, Sandra Almeida, Viviane Legnani and Lev Vygotsky. Finally, I realized the existence of a school culture, regardless of the peculiarities of the schools, which perpetuate neoliberal values, which determine the reality of the school, this culture being the reflection of the people who compose it. As well as, the importance of the school in promoting an emotionally healthy, collective, plural environment, where the word can circulate and the subjects can constitute themselves in a more integral way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.