Título: | “PS : sempre lembre por favor de mim” reflexões sobre a escola contemporânea a partir de experiências de um estágio não curricular |
Autor(es): | Maynhone, Carin Ariela Rodrigues |
Orientador(es): | Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
Assunto: | Neoliberalismo Pedagogos - formação Saúde e trabalho Trabalho - aspectos psicológicos |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | MAYNHONE, Carin Ariela Rodrigues. “PS: sempre lembre por favor de mim” reflexões sobre a escola contemporânea a partir de experiências de um estágio não curricular. 2023. 48 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Ao longo de dois anos de estágio não curricular, no pós pandemia, conheci a escola
e seus desafios, senti o que é ser docente no contexto contemporâneo, no qual
sociedade e escola estão imersas na racionalidade neoliberal e suas consequências
no processo de subjetivação política de professores e alunos. A partir disso, senti
necessidade de parar e principiar a investigação das minhas experiências,
organizando-as e dando sentido a elas. Assim, surgiu o presente trabalho final de
conclusão de curso, o qual tem como objetivo identificar e refletir, a partir de
experiências de estágios escolares não obrigatórios, situações desafiadoras no dia a
dia da escola, pensando em uma rotina escolar emocionalmente saudável para todos.
Para tanto, escolhi cinco situações vivenciadas as quais são narradas, como em uma
contação de histórias e refletidas a partir do diálogo com Walter Benjamim, Jorge
Larrosa, Bernard Charlot, Flávia Beleza, Sandra Almeida, Viviane Legnani e Lev
Vigotski. Por fim, percebi a existência de uma cultura escolar, independente das
peculiaridades das escolas, que perpetuam valores neoliberais, que determinam a
realidade da escola, sendo essa cultura o reflexo das pessoas que a compõe. Assim
como, a importância da escola na promoção de um ambiente emocionalmente
saudável, coletivo, plural, onde a palavra possa circular e os sujeitos possam se
constituírem de forma mais integral. |
Abstract: | Over the course of two years of non-curricular internship, in the post-pandemic period,
I got to know the school and its challenges, I felt what it is like to be a teacher in the
contemporary context, in which society and school are immersed in neoliberal
rationality and its consequences in the process of political subjectivation of teachers
and students. From this, I felt the need to stop and start investigating my experiences,
organizing them and making sense of them. Thus, the present final course completion
work emerged, which aims to identify and reflect, from experiences of non-mandatory
school internships, challenging situations in the day-to-day life of the school, thinking
about an emotionally healthy school routine for everyone. To this end, I chose five
experienced situations that are narrated, as in a storytelling and reflected from the
dialogue with Walter Benjamin, Jorge Larrosa, Bernard Charlot, Flávia Beleza, Sandra
Almeida, Viviane Legnani and Lev Vygotsky. Finally, I realized the existence of a
school culture, regardless of the peculiarities of the schools, which perpetuate
neoliberal values, which determine the reality of the school, this culture being the
reflection of the people who compose it. As well as, the importance of the school in
promoting an emotionally healthy, collective, plural environment, where the word can
circulate and the subjects can constitute themselves in a more integral way. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.