Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39448
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EmanuellyAbadeIncarnato_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dramaturgia do espaço escolar : uma abordagem site-specific no contexto da educação básica
Autor(es): Incarnato, Emanuelly Abade
Orientador(es): Oliveira, Aline Seabra de
Assunto: Teatro escolar
Pedagogia do teatro
Espaço escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 8-Ago-2024
Referência: INCARNATO, Emanuelly Abade. Dramaturgia do espaço escolar: uma abordagem site-specific no contexto da educação básica. 2023. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Santos-SP, 2023.
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa é a dramaturgia do espaço escolar. Propõe-se o estudo do espaço enquanto dramaturgia e território de aprendizagem na escola, colocando em evidência, principalmente, os espaços pouco explorados no ambiente educativo. Para tal, realiza o estudo da criação em site-specific, ou seja, criação artística a partir do estudo de um espaço específico, como uma forma de se pensar a dramaturgia do espaço no contexto do ensino de teatro na educação básica. A abordagem busca refletir acerca de novas possibilidades de criação artística a partir dos diferentes espaços da escola, com vistas a fomentar a democratização do uso dos espaços pelos estudantes e a fortalecer a sensação de pertencimento dos mesmos. A pesquisa se desenvolve através do levantamento de informações e conteúdo teórico acerca da temática entrelaçando às conexões pessoais estabelecidas, utilizando-se de reflexões, registros e entrevistas que tragam minha experiência enquanto arte-educadora de teatro por seis anos em espaços com ambientes diversos. O lócus utilizado neste estudo é uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Trata-se de uma escola com cerca de 500 alunos, com um espaço mediano e com ambientes comuns a muitas escolas brasileiras. O trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo discute-se conceitos importantes para este estudo como dramaturgia, espaço e criação em site-specific. No segundo capítulo o foco está no aprofundamento do conceito de espaço escolar e na ideia de ocupação. O trabalho também tece propostas de criação artística a partir da análise de espaços da escola onde a pesquisa de campo foi realizada. Este trabalho parte da hipótese de que os espaços possuem potencialidades de criação dramatúrgica pouco exploradas no ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.