Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Seabra de | - |
dc.contributor.author | Incarnato, Emanuelly Abade | - |
dc.identifier.citation | INCARNATO, Emanuelly Abade. Dramaturgia do espaço escolar: uma abordagem site-specific no contexto da educação básica. 2023. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Santos-SP, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo desta pesquisa é a dramaturgia do espaço escolar. Propõe-se o estudo do
espaço enquanto dramaturgia e território de aprendizagem na escola, colocando em
evidência, principalmente, os espaços pouco explorados no ambiente educativo. Para tal,
realiza o estudo da criação em site-specific, ou seja, criação artística a partir do estudo de
um espaço específico, como uma forma de se pensar a dramaturgia do espaço no contexto
do ensino de teatro na educação básica. A abordagem busca refletir acerca de novas
possibilidades de criação artística a partir dos diferentes espaços da escola, com vistas a
fomentar a democratização do uso dos espaços pelos estudantes e a fortalecer a sensação de
pertencimento dos mesmos. A pesquisa se desenvolve através do levantamento de
informações e conteúdo teórico acerca da temática entrelaçando às conexões pessoais
estabelecidas, utilizando-se de reflexões, registros e entrevistas que tragam minha
experiência enquanto arte-educadora de teatro por seis anos em espaços com ambientes
diversos. O lócus utilizado neste estudo é uma escola municipal de Ensino Fundamental da
cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Trata-se de uma escola com cerca de
500 alunos, com um espaço mediano e com ambientes comuns a muitas escolas brasileiras.
O trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo discute-se conceitos
importantes para este estudo como dramaturgia, espaço e criação em site-specific. No
segundo capítulo o foco está no aprofundamento do conceito de espaço escolar e na ideia
de ocupação. O trabalho também tece propostas de criação artística a partir da análise de
espaços da escola onde a pesquisa de campo foi realizada. Este trabalho parte da hipótese
de que os espaços possuem potencialidades de criação dramatúrgica pouco exploradas no
ambiente escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço escolar | pt_BR |
dc.title | Dramaturgia do espaço escolar : uma abordagem site-specific no contexto da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T11:52:29Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T11:52:29Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39448 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|