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Título: Arte-educação : um estudo cênico sob a resistência e os cuidadosos olhares ancestrais da Comunidade Quilombola Mata Cavalo – Livramento/MT
Autor(es): Oliveira, Éder Gomes de
Orientador(es): Ribeiro, Ricardo Cruccioli
Assunto: Experiência dramatúrgica
Comunidades quilombolas
Data de apresentação: 16-Dez-2023
Data de publicação: 8-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Éder Gomes de. Arte-educação: um estudo cênico sob a resistência e os cuidadosos olhares ancestrais da Comunidade Quilombola Mata Cavalo – Livramento/MT. 2023. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Cuiabá-MT, 2023.
Resumo: Ao considerar, ao longo da história, que as memórias dos povos originários e afro-indígenas das comunidades tradicionais, que se depararam com a invisibilidade e silenciamento no campo acadêmico, por desconsiderar suas potências e resistências, saberes corporificados por suas vivências culturais destacando a diversidade de significações construídas e simbolizadas pelo conhecimento tradicional e religioso. Com objetivo em identificar e descrever as experiências cênicas vivenciadas pelos moradores do Quilombo Mata Cavalos, distrito do município de Nossa Senhora do Livramento/MT, mediante ações ou mecanismos estratégicos associados às suas vivências de cultura singular, entrelaçando a educação não formal à educação formal que se cruzam nesse espaço. Ao abordar a cultura, a complexidade que existe entre pensamento e linguagem. Existe uma universalidade que nos toca, mas a singularidade, gera a impossibilidade de explicar, pois não se exaure. Merleau-Ponty (1999), mostra-nos que, o fenômeno transcende o sujeito, pois o fenômeno se dá em possibilidades infinitas de relações desse sujeito não somente no mundo, mas com o mundo e sua enorme abrangência. Paulo Freire (1996, 1987), por sua vez, por suas abordagens trás o esperançar de outros mundos possíveis, maiores do que nós, apostando em uma educação libertadora, pautadas pela descoberta de aprendizagens, lutas e resistências por nossa responsabilidade e amorosidade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa participativa, etnográfica por descrição, conversando com as/os moradoras (es), permanentes da comunidade em estudo, que foram entrevistadas. A fonte da coleta de informação sobre práticas educativas não formais, foi com entrevistas, registros em áudio, gravações e anotações em caderno de campo e a aplicação de um questionário para os moradores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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