Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ricardo Cruccioli | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Éder Gomes de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Éder Gomes de. Arte-educação: um estudo cênico sob a resistência e os cuidadosos olhares ancestrais da Comunidade Quilombola Mata Cavalo – Livramento/MT. 2023. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Cuiabá-MT, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao considerar, ao longo da história, que as memórias dos povos originários e afro-indígenas das
comunidades tradicionais, que se depararam com a invisibilidade e silenciamento no campo
acadêmico, por desconsiderar suas potências e resistências, saberes corporificados por suas
vivências culturais destacando a diversidade de significações construídas e simbolizadas pelo
conhecimento tradicional e religioso. Com objetivo em identificar e descrever as experiências
cênicas vivenciadas pelos moradores do Quilombo Mata Cavalos, distrito do município de Nossa
Senhora do Livramento/MT, mediante ações ou mecanismos estratégicos associados às suas
vivências de cultura singular, entrelaçando a educação não formal à educação formal que se cruzam
nesse espaço. Ao abordar a cultura, a complexidade que existe entre pensamento e linguagem.
Existe uma universalidade que nos toca, mas a singularidade, gera a impossibilidade de explicar,
pois não se exaure. Merleau-Ponty (1999), mostra-nos que, o fenômeno transcende o sujeito, pois
o fenômeno se dá em possibilidades infinitas de relações desse sujeito não somente no mundo, mas
com o mundo e sua enorme abrangência. Paulo Freire (1996, 1987), por sua vez, por suas
abordagens trás o esperançar de outros mundos possíveis, maiores do que nós, apostando em uma
educação libertadora, pautadas pela descoberta de aprendizagens, lutas e resistências por nossa
responsabilidade e amorosidade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa
participativa, etnográfica por descrição, conversando com as/os moradoras (es), permanentes da
comunidade em estudo, que foram entrevistadas. A fonte da coleta de informação sobre práticas
educativas não formais, foi com entrevistas, registros em áudio, gravações e anotações em caderno
de campo e a aplicação de um questionário para os moradores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência dramatúrgica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.title | Arte-educação : um estudo cênico sob a resistência e os cuidadosos olhares ancestrais da Comunidade Quilombola Mata Cavalo – Livramento/MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T11:31:49Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T11:31:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39447 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|