Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DaniloAntonioPrazeresMaramaldo_tcc.pdf2,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro via metaverso para o ensino formal
Autor(es): Maramaldo, Danilo Antônio Prazeres
Orientador(es): Nunes, Paulo Reis
Assunto: Metaverso
Pedagogia do teatro
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 8-Ago-2024
Referência: MARAMALDO, Danilo Antônio Prazeres. O teatro via metaverso para o ensino formal. 2023. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Araras-SP, 2023.
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma perspectiva sobre como ficaria o teatro via metaverso no ensino formal, a partir de objetivos que incluem, de um modo geral, a investigação dos potenciais e desafios dessa ferramenta virtual como metodologia, as práticas de teatro no ensino formal, e especificamente utilizar parâmetros a partir de experiências do metaverso em outras disciplinas escolares para embasar a possibilidade do metaverso ser palpável ao ensino do teatro nas escolas. O tema escolhido justifica-se no desafio que o surgimento da ferramenta virtual do metaverso pode representar para a sobrevivência do ensino de teatro nas escolas, ou ainda como o metaverso possa ser colaborativo para atividades baseadas em relações sociais tão destacadamente presenciais como o teatro, especialmente dentro das escolas. Para tanto, e como parte da metodologia da presente pesquisa, o estudo lançará mão de conceitos sobre tecnologia, o metaverso, o teatro nos tempos contemporâneos, a partir de pesquisa através de técnicas exploratórias, bibliográficas e descritiva não-experimental, estabelecendo a relação entre os eixos artístico, pedagógico e tecnológico. Durante esse processo de pesquisa foi possível confirmar que o uso da ferramenta do metaverso aliada ao teatro para ensino formal ainda não despertou muitos estudos ou bibliografia, o que dificulta o desenvolvimento do trabalho, mas de certa forma comprova a dificuldade de associar os dois institutos (teatro e metaverso) para o ensino nas escolas formais. Justamente essa dificuldade verificada no presente estudo é o que leva a crer que muita pesquisa deverá ser conduzida por quem pretende justificar a aplicação dessa ferramenta nas escolas para ensino de teatro.
Abstract: This research presents a perspective on what theater would look like via the metaverse in formal education, based on objectives that include, in general, investigations of potencials and challenges of this virtual tool as a methodology for theater practices in formal education and specifically use parameters based on metaverse experiences in other school subjects to support the possibility of metaverse being palpable in the teaching of theater in schools. The chosen theme justified by the challenge that the emergence of metaverse virtual tool can represent for the survival of theater teached in schools, or even how metaverse can be collaborative for activities based on social relationships as prominently face-to-face theater, especially within schools. For that, and as part of the methodology of this research, the study will use concepts about technology, metaverse, theater in contemporary times, based on research through exploratory, bibliographic and non-experimental descriptive techniques, establishing the relationship between the artistic, pedagogical and technological axes. During this research process, it was possible to confirm that the use of metaverse tool combined with theater for formal teaching has not yet sparked many studies or bibliography, which makes difficult the development of this work, but somehow proves the difficulty to associate the two institutes (theater and metaverse) for teaching in formal schools. Precisely, this difficulty observed in the present study leads us to believe that a lot of research will have to be conducted by those who intend to justify the application of this tool in schools for teaching theater.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.