Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nunes, Paulo Reis | - |
dc.contributor.author | Maramaldo, Danilo Antônio Prazeres | - |
dc.identifier.citation | MARAMALDO, Danilo Antônio Prazeres. O teatro via metaverso para o ensino formal. 2023. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Araras-SP, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta uma perspectiva sobre como ficaria o teatro via metaverso no
ensino formal, a partir de objetivos que incluem, de um modo geral, a investigação dos
potenciais e desafios dessa ferramenta virtual como metodologia, as práticas de teatro no
ensino formal, e especificamente utilizar parâmetros a partir de experiências do metaverso em
outras disciplinas escolares para embasar a possibilidade do metaverso ser palpável ao ensino
do teatro nas escolas. O tema escolhido justifica-se no desafio que o surgimento da ferramenta
virtual do metaverso pode representar para a sobrevivência do ensino de teatro nas escolas, ou
ainda como o metaverso possa ser colaborativo para atividades baseadas em relações sociais
tão destacadamente presenciais como o teatro, especialmente dentro das escolas. Para tanto, e
como parte da metodologia da presente pesquisa, o estudo lançará mão de conceitos sobre
tecnologia, o metaverso, o teatro nos tempos contemporâneos, a partir de pesquisa através de
técnicas exploratórias, bibliográficas e descritiva não-experimental, estabelecendo a relação
entre os eixos artístico, pedagógico e tecnológico. Durante esse processo de pesquisa foi
possível confirmar que o uso da ferramenta do metaverso aliada ao teatro para ensino formal
ainda não despertou muitos estudos ou bibliografia, o que dificulta o desenvolvimento do
trabalho, mas de certa forma comprova a dificuldade de associar os dois institutos (teatro e
metaverso) para o ensino nas escolas formais. Justamente essa dificuldade verificada no
presente estudo é o que leva a crer que muita pesquisa deverá ser conduzida por quem
pretende justificar a aplicação dessa ferramenta nas escolas para ensino de teatro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metaverso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.title | O teatro via metaverso para o ensino formal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T11:24:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T11:24:41Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39446 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents a perspective on what theater would look like via the metaverse in
formal education, based on objectives that include, in general, investigations of potencials and
challenges of this virtual tool as a methodology for theater practices in formal education and
specifically use parameters based on metaverse experiences in other school subjects to
support the possibility of metaverse being palpable in the teaching of theater in schools. The
chosen theme justified by the challenge that the emergence of metaverse virtual tool can
represent for the survival of theater teached in schools, or even how metaverse can be
collaborative for activities based on social relationships as prominently face-to-face theater,
especially within schools. For that, and as part of the methodology of this research, the study
will use concepts about technology, metaverse, theater in contemporary times, based on
research through exploratory, bibliographic and non-experimental descriptive techniques,
establishing the relationship between the artistic, pedagogical and technological axes. During
this research process, it was possible to confirm that the use of metaverse tool combined with
theater for formal teaching has not yet sparked many studies or bibliography, which makes
difficult the development of this work, but somehow proves the difficulty to associate the two
institutes (theater and metaverse) for teaching in formal schools. Precisely, this difficulty
observed in the present study leads us to believe that a lot of research will have to be
conducted by those who intend to justify the application of this tool in schools for teaching
theater. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|