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https://bdm.unb.br/handle/10483/39443
Título: | Cia Logus : o potencial estético e de mobilização do teatro cristão evangélico |
Autor(es): | Alves Junior, Adonel Antonio |
Orientador(es): | Oliveira, Aline Seabra de |
Assunto: | Teatro religioso Plateias de teatro |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 7-Ago-2024 |
Referência: | ALVES JUNIOR, Adonel Antonio. Cia Logus: o potencial estético e de mobilização do teatro cristão evangélico. 2023. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Vitória-ES, 2023. |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa é a companhia teatral Logus, um grupo de
teatro evangélico fundado em 2019 no estado do Espírito Santo. Este estudo tem
como objetivo investigar o potencial estético e de mobilização desta companhia no
que diz respeito a sua contribuição para a formação de plateia dentro e fora do
ambiente religioso. A motivação para este estudo está baseada na observação de
que o papel do teatro nas igrejas evangélicas brasileiras, em muitos casos,
ultrapassa a questão da evangelização e de que os seus benefícios não se
restringem apenas a comunidade religiosa. Os objetivos específicos deste trabalho
incluem a pesquisa de autores relevantes para compreender a história do teatro
evangélico, registros da história da Cia Logus, entrevistas com integrantes da
companhia e da comunidade, bem como investigação de autores que abordam a
temática da formação de plateia. A pesquisa se justifica pela falta de referências
bibliográficas sobre o Teatro Cristão Evangélico e sua relação com as igrejas
protestantes no Brasil. Espera-se que este estudo ajude a preencher essa lacuna
e forneça informações úteis para futuros pesquisadores, artistas de teatro e
grupos interessados no assunto. A metodologia da pesquisa inclui observação de
campo, entrevistas individuais e coletivas com os integrantes da companhia
Logus, pesquisa bibliográfica e análise de conceitos relevantes relacionados ao
teatro e à religião. O trabalho está divido em dois capítulos: o primeiro aborda a
história do Teatro Cristão no Brasil, enquanto o segundo se concentra no
potencial estético e de mobilização da Cia Logus. A hipótese deste estudo parte
do pressuposto que, apesar do trabalho da companhia ser oriundo de um contexto
religioso, ele pode contribuir para a formação de plateia de pessoas que não
fazem parte da religião. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Teatro
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