Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Seabra de | - |
dc.contributor.author | Alves Junior, Adonel Antonio | - |
dc.identifier.citation | ALVES JUNIOR, Adonel Antonio. Cia Logus: o potencial estético e de mobilização do teatro cristão evangélico. 2023. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Vitória-ES, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo desta pesquisa é a companhia teatral Logus, um grupo de
teatro evangélico fundado em 2019 no estado do Espírito Santo. Este estudo tem
como objetivo investigar o potencial estético e de mobilização desta companhia no
que diz respeito a sua contribuição para a formação de plateia dentro e fora do
ambiente religioso. A motivação para este estudo está baseada na observação de
que o papel do teatro nas igrejas evangélicas brasileiras, em muitos casos,
ultrapassa a questão da evangelização e de que os seus benefícios não se
restringem apenas a comunidade religiosa. Os objetivos específicos deste trabalho
incluem a pesquisa de autores relevantes para compreender a história do teatro
evangélico, registros da história da Cia Logus, entrevistas com integrantes da
companhia e da comunidade, bem como investigação de autores que abordam a
temática da formação de plateia. A pesquisa se justifica pela falta de referências
bibliográficas sobre o Teatro Cristão Evangélico e sua relação com as igrejas
protestantes no Brasil. Espera-se que este estudo ajude a preencher essa lacuna
e forneça informações úteis para futuros pesquisadores, artistas de teatro e
grupos interessados no assunto. A metodologia da pesquisa inclui observação de
campo, entrevistas individuais e coletivas com os integrantes da companhia
Logus, pesquisa bibliográfica e análise de conceitos relevantes relacionados ao
teatro e à religião. O trabalho está divido em dois capítulos: o primeiro aborda a
história do Teatro Cristão no Brasil, enquanto o segundo se concentra no
potencial estético e de mobilização da Cia Logus. A hipótese deste estudo parte
do pressuposto que, apesar do trabalho da companhia ser oriundo de um contexto
religioso, ele pode contribuir para a formação de plateia de pessoas que não
fazem parte da religião. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro religioso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plateias de teatro | pt_BR |
dc.title | Cia Logus : o potencial estético e de mobilização do teatro cristão evangélico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T13:46:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T13:46:42Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39443 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|