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Título: TDAH, artes cênicas e formação docente : reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensão
Autor(es): Queiroga, Pedro Ivo Rodrigues Maia
Orientador(es): Della Giustina, Fabiana Marroni
Assunto: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Artes cênicas - estudo e ensino
Arte e educação
Psicopedagogia
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 7-Ago-2024
Referência: QUEIROGA, Pedro Ivo Rodrigues Maia. TDAH, artes cênicas e formação docente: reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensão. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho busca uma interseção entre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Artes Cênicas e formação docente. Interligando fundamentações científicas, pedagógicas, linguísticas e vivência pessoal. Na primeira seção, exploramos a conceituação do transtorno, seus sintomas, comorbidades, diagnóstico, tratamento, preconceitos e estigmas associados a pessoas com TDAH. No segundo capítulo é iniciado as reflexões sobre a tríade no meu processo de formação de arte-educador. Apontando, como a imersão na linguagem cênica pode ser terapêutico para TDAH’s e, também, evidenciando possíveis facilidades e dificuldades que podem ser vividas ao se lidar com este campo artístico. Além disso, a dualidade em adquirir presença cênica e ter um transtorno que um dos sintomas é a desatenção será analisado. Por fim, destaco a necessidade da psicoeducação na formação docente e como pode beneficiar sua condução para, assim, promover o processo de inclusão de pessoas com TDAH na arte da cena.
Abstract: This work seeks an intersection between Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Performing Arts and teacher training. Interconnecting scientific, pedagogical, linguistic foundations and personal experience. In the first section, we explore the conceptualization of the disorder, its symptoms, comorbidities, diagnosis, treatment, prejudices and stigmas associated with people with ADHD. The second chapter begins with reflections on the triad in my process of training as an art educator. Pointing out how immersion in scenic language can be therapeutic for ADHD's and also highlighting possible eases and difficulties that can be experienced when dealing with this artistic field. Furthermore, the duality of acquiring scenic presence and having a disorder in which one of the symptoms is inattention will be analyzed. Finally, I highlight the need for psychoeducation in teacher training and how it can benefit its conduct, thus promoting the process of including people with ADHD in the performing arts
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
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