Título: | TDAH, artes cênicas e formação docente : reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensão |
Autor(es): | Queiroga, Pedro Ivo Rodrigues Maia |
Orientador(es): | Della Giustina, Fabiana Marroni |
Assunto: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Artes cênicas - estudo e ensino Arte e educação Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 7-Ago-2024 |
Referência: | QUEIROGA, Pedro Ivo Rodrigues Maia. TDAH, artes cênicas e formação docente: reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensão. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho busca uma interseção entre Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), Artes Cênicas e formação docente. Interligando fundamentações
científicas, pedagógicas, linguísticas e vivência pessoal. Na primeira seção, exploramos a
conceituação do transtorno, seus sintomas, comorbidades, diagnóstico, tratamento,
preconceitos e estigmas associados a pessoas com TDAH. No segundo capítulo é iniciado as
reflexões sobre a tríade no meu processo de formação de arte-educador. Apontando, como a
imersão na linguagem cênica pode ser terapêutico para TDAH’s e, também, evidenciando
possíveis facilidades e dificuldades que podem ser vividas ao se lidar com este campo
artístico. Além disso, a dualidade em adquirir presença cênica e ter um transtorno que um dos
sintomas é a desatenção será analisado. Por fim, destaco a necessidade da psicoeducação na
formação docente e como pode beneficiar sua condução para, assim, promover o processo de
inclusão de pessoas com TDAH na arte da cena. |
Abstract: | This work seeks an intersection between Attention Deficit Hyperactivity Disorder
(ADHD), Performing Arts and teacher training. Interconnecting scientific, pedagogical,
linguistic foundations and personal experience. In the first section, we explore the
conceptualization of the disorder, its symptoms, comorbidities, diagnosis, treatment,
prejudices and stigmas associated with people with ADHD. The second chapter begins with
reflections on the triad in my process of training as an art educator. Pointing out how
immersion in scenic language can be therapeutic for ADHD's and also highlighting possible
eases and difficulties that can be experienced when dealing with this artistic field.
Furthermore, the duality of acquiring scenic presence and having a disorder in which one of
the symptoms is inattention will be analyzed. Finally, I highlight the need for psychoeducation
in teacher training and how it can benefit its conduct, thus promoting the process of including
people with ADHD in the performing arts |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.