Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroIvoRodriguesQueiroga_tcc.pdf322,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDella Giustina, Fabiana Marroni-
dc.contributor.authorQueiroga, Pedro Ivo Rodrigues Maia-
dc.identifier.citationQUEIROGA, Pedro Ivo Rodrigues Maia. TDAH, artes cênicas e formação docente: reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensão. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca uma interseção entre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Artes Cênicas e formação docente. Interligando fundamentações científicas, pedagógicas, linguísticas e vivência pessoal. Na primeira seção, exploramos a conceituação do transtorno, seus sintomas, comorbidades, diagnóstico, tratamento, preconceitos e estigmas associados a pessoas com TDAH. No segundo capítulo é iniciado as reflexões sobre a tríade no meu processo de formação de arte-educador. Apontando, como a imersão na linguagem cênica pode ser terapêutico para TDAH’s e, também, evidenciando possíveis facilidades e dificuldades que podem ser vividas ao se lidar com este campo artístico. Além disso, a dualidade em adquirir presença cênica e ter um transtorno que um dos sintomas é a desatenção será analisado. Por fim, destaco a necessidade da psicoeducação na formação docente e como pode beneficiar sua condução para, assim, promover o processo de inclusão de pessoas com TDAH na arte da cena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicopedagogiapt_BR
dc.titleTDAH, artes cênicas e formação docente : reflexões sobre a tríade em busca de uma maior compreensãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T13:35:39Z-
dc.date.available2024-08-07T13:35:39Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39442-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks an intersection between Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Performing Arts and teacher training. Interconnecting scientific, pedagogical, linguistic foundations and personal experience. In the first section, we explore the conceptualization of the disorder, its symptoms, comorbidities, diagnosis, treatment, prejudices and stigmas associated with people with ADHD. The second chapter begins with reflections on the triad in my process of training as an art educator. Pointing out how immersion in scenic language can be therapeutic for ADHD's and also highlighting possible eases and difficulties that can be experienced when dealing with this artistic field. Furthermore, the duality of acquiring scenic presence and having a disorder in which one of the symptoms is inattention will be analyzed. Finally, I highlight the need for psychoeducation in teacher training and how it can benefit its conduct, thus promoting the process of including people with ADHD in the performing artspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.