Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GlaucileneFerreiraSoares_tcc.pdf853,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Currículo e questões étnico-raciais nos cursos de Artes Cênicas da UnB : problemáticas desafios e perspectivas
Autor(es): Soares, Glaucilene Ferreira
Orientador(es): Oliveira, Érico José Souza de
Assunto: Artes cênicas - estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Racismo
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 7-Ago-2024
Referência: SOARES, Glaucilene Ferreira. Currículo e questões étnico-raciais nos cursos de Artes Cênicas da UnB : problemáticas desafios e perspectivas. 2023. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa busca lançar algumas reflexões sobre o racismo estrutural e institucional identificados na estrutura curricular que orienta os cursos de Artes Cênicas da UnB (2019- 2023). Tais informações foram obtidas por meio das análises documentais do Projeto Político Pedagógico da instituição. Pretende também problematizar a totalidade das referências bibliográficas brancas, e demonstrar o quanto que os currículos das habilitações Bacharelado e Licenciatura e a cosmovisão do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília ainda estão pautados em uma única forma de pensar e criar a arte, resultando em epistemicídios dos estudos afro-brasileiros. Apresenta ainda dados que são potentes para reflexão e construção de novas formas de agir e entender o espaço da Educação a partir de uma perspectiva negra.
Abstract: This research seeks to launch some reflections on the structural and institutional racism identified in the curricular structure that guides the Performing Arts courses at UnB (2019- 2023). This information was obtained through documentary analysis of the institution's Pedagogical Political Project. It also aims to problematize the totality of white bibliographic references, and demonstrate the extent to which the curricula of the Bachelor's and Bachelor's degrees and the worldview of the Performing Arts course at the University of Brasília are still based on a single way of thinking and creating art, resulting in epistemicide of Afro-Brazilian studies. It also presents data that is powerful for reflection and the construction of new ways of acting and understanding the space of education from a black perspective.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.