Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39437
Título: | Currículo e questões étnico-raciais nos cursos de Artes Cênicas da UnB : problemáticas desafios e perspectivas |
Autor(es): | Soares, Glaucilene Ferreira |
Orientador(es): | Oliveira, Érico José Souza de |
Assunto: | Artes cênicas - estudo e ensino Relações étnico-raciais Racismo |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 7-Ago-2024 |
Referência: | SOARES, Glaucilene Ferreira. Currículo e questões étnico-raciais nos cursos de Artes Cênicas da UnB : problemáticas desafios e perspectivas. 2023. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa busca lançar algumas reflexões sobre o racismo estrutural e institucional
identificados na estrutura curricular que orienta os cursos de Artes Cênicas da UnB (2019-
2023). Tais informações foram obtidas por meio das análises documentais do Projeto Político
Pedagógico da instituição. Pretende também problematizar a totalidade das referências
bibliográficas brancas, e demonstrar o quanto que os currículos das habilitações Bacharelado e
Licenciatura e a cosmovisão do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília ainda estão
pautados em uma única forma de pensar e criar a arte, resultando em epistemicídios dos estudos
afro-brasileiros. Apresenta ainda dados que são potentes para reflexão e construção de novas
formas de agir e entender o espaço da Educação a partir de uma perspectiva negra. |
Abstract: | This research seeks to launch some reflections on the structural and institutional racism
identified in the curricular structure that guides the Performing Arts courses at UnB (2019-
2023). This information was obtained through documentary analysis of the institution's
Pedagogical Political Project. It also aims to problematize the totality of white bibliographic
references, and demonstrate the extent to which the curricula of the Bachelor's and Bachelor's
degrees and the worldview of the Performing Arts course at the University of Brasília are still
based on a single way of thinking and creating art, resulting in epistemicide of Afro-Brazilian
studies. It also presents data that is powerful for reflection and the construction of new ways of
acting and understanding the space of education from a black perspective. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.