Título: | A boca do mundo : corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cena |
Autor(es): | Silva, Aqualtune Vitória Costa |
Orientador(es): | Almeida, Alisson Araújo de |
Assunto: | Teatro negro Tradições culturais Candomblé |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 7-Ago-2024 |
Referência: | SILVA, Aqualtune Vitória Costa. A boca do mundo: corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cena. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho traz à tona reflexões sobre o processo teatral guiado pelos saberes orais e
elementos da cosmovisão do candomblé, envolvendo as diversas corporeidades negras e a
produção estética afrocentrada. Perpassando conceitos sobre corpo, negritude e saberes
tradicionais, esta pesquisa adentra o campo da experiência compreendendo o conhecimento
como mutável e empírico. Em um resgate ancestral o corpo negro e dissidente é apresentado
como local de inscrição da memória e do conhecimento aliando percepções sobre afrografia,
oralidade, gesto e movimento em um ciclo de encruzilhadas pedagógicas da exploração
cênica. Busca-se ampliar o conceito sobre corporeidade, a partir da perspectiva da presença e
protagonismo negros, por meio da cenicidade de axé refletida na composição da encenação
do espetáculo “A Boca do Mundo”. |
Abstract: | This work brings to light reflections on the theatrical process guided by oral knowledge and
elements of the Candomblé worldview, involving the various black corporeities and
Afro-centered aesthetic production. Going through concepts about the body, blackness and
traditional knowledge, this research enters the field of experience, understanding knowledge
as changeable and empirical.In an ancestral recovery, the black and dissident body is
presented as a place of inscription of memory and knowledge, combining perceptions about
afrography, orality, gesture and movement in a cycle of pedagogical crossroads of scenic
exploration.Therefore, it seek to expand the concept of corporeality, from the perspective of
black presence and protagonism, through the scenicity of axé reflected in the composition of
the staging of the play “A Boca do Mundo”. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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