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Título: A boca do mundo : corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cena
Autor(es): Silva, Aqualtune Vitória Costa
Orientador(es): Almeida, Alisson Araújo de
Assunto: Teatro negro
Tradições culturais
Candomblé
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 7-Ago-2024
Referência: SILVA, Aqualtune Vitória Costa. A boca do mundo: corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cena. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho traz à tona reflexões sobre o processo teatral guiado pelos saberes orais e elementos da cosmovisão do candomblé, envolvendo as diversas corporeidades negras e a produção estética afrocentrada. Perpassando conceitos sobre corpo, negritude e saberes tradicionais, esta pesquisa adentra o campo da experiência compreendendo o conhecimento como mutável e empírico. Em um resgate ancestral o corpo negro e dissidente é apresentado como local de inscrição da memória e do conhecimento aliando percepções sobre afrografia, oralidade, gesto e movimento em um ciclo de encruzilhadas pedagógicas da exploração cênica. Busca-se ampliar o conceito sobre corporeidade, a partir da perspectiva da presença e protagonismo negros, por meio da cenicidade de axé refletida na composição da encenação do espetáculo “A Boca do Mundo”.
Abstract: This work brings to light reflections on the theatrical process guided by oral knowledge and elements of the Candomblé worldview, involving the various black corporeities and Afro-centered aesthetic production. Going through concepts about the body, blackness and traditional knowledge, this research enters the field of experience, understanding knowledge as changeable and empirical.In an ancestral recovery, the black and dissident body is presented as a place of inscription of memory and knowledge, combining perceptions about afrography, orality, gesture and movement in a cycle of pedagogical crossroads of scenic exploration.Therefore, it seek to expand the concept of corporeality, from the perspective of black presence and protagonism, through the scenicity of axé reflected in the composition of the staging of the play “A Boca do Mundo”.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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